Policiais são filmados torturando e atirando em jovem de 14 anos em Manaus, relembre o caso - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quarta, 14 de maio de 2025

Polícia

Policiais são filmados torturando e atirando em jovem de 14 anos em Manaus, relembre o caso

Publicado

em

Em um caso que chocou o país, sete policiais militares foram filmados em 2010 torturando e atirando a queima-roupa em um adolescente de apenas 14 anos no bairro Amazonino Mendes, Zona Leste de Manaus.

O crime ocorreu em agosto de 2010, quando o adolescente de apenas 14 anos voltava para casa após visitar a namorada e passar por uma lan house. No caminho ele foi abordado pelos policiais, que o agrediram, torturaram e em seguida, dispararam cinco vezes contra ele.

Imagem: Reprodução

Toda ação dos policiais contra o garoto foi filmada, o vídeo circulou na internet e gerou uma onda de comoção nacional, especialmente porque o garoto estava desarmado e não oferecia qualquer risco aos policiais.

Na época, o adolescente não tinha antecedentes criminais, e o Ministério Público classificou o ato como uma tentativa clara de execução.

O caso foi classificado por grande parte da sociedade como um exemplo de abuso policial e de impunidade. A decisão do tribunal gerou uma onda de indignação nas redes sociais, com muitos questionando como os policiais puderam ser absolvidos diante de provas tão evidentes como o próprio vídeo.

Com o recurso do MP, a expectativa era que o caso fosse reavaliado, e a justiça feita em nome da vítima e de sua família, que até hoje convivem com as cicatrizes do ocorrido.

A época, as imagens de uma câmera de segurança capturaram o garoto, desarmado e vulnerável, sendo brutalmente agredido por policiais, que culminaram na tentativa de execução com cinco disparos no tórax. Mesmo com a gravidade das imagens e as provas contundentes, os dois PMs que foram levados a julgamento, André Luiz Castilhos Campos e Rosivaldo de Souza Ferreira, foram absolvidos nesta semana, após 13 horas de sessão no Tribunal do Júri.

A decisão causou revolta e indignação na população. O Ministério Público do Amazonas (MPE/AM) anunciou que iria recorrer da sentença, argumentando que ela contraria as provas apresentadas, incluindo o vídeo que mostra o adolescente sendo torturado e baleado covardemente. Segundo o promotor Ednaldo Medeiros, “as provas são claras e não deixam dúvidas sobre a participação dos policiais no crime”. O promotor defendeu que a decisão precisa ser anulada e os responsáveis punidos de acordo com a gravidade dos atos.

Decisão revoltante e comemoração de familiares dos réus

Mesmo com as provas explícitas, os jurados responderam negativamente às perguntas sobre o envolvimento dos réus nas agressões e no disparo contra o adolescente. Após a absolvição, os familiares dos policiais comemoraram a decisão. A mãe de André Castilho, Marisa Castilho, afirmou estar magoada com as acusações contra o filho. “Meu filho estava excluído da sociedade, e agora foi feita justiça”, declarou a época.

O advogado de defesa, Glen Wilde, ainda solicitou a liberdade provisória de outros dois policiais envolvidos no caso, Alexandre Souza dos Santos e Marcos Teixeira de Lima, que aguardam julgamento.

Confira o vídeo que mostra o exato momento que os policiais atiram no garoto de 14 anos:

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações