No ultimo dia 18/02, a força das águas levou uma ponte metálica, localizada entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, Zona Norte de Zona Leste. Desde então a população do local está sendo prejudicada.
Foto: Antônio Menezes
Para fazer o trajeto até a escola, crianças atravessam caminhando o Igarapé do Mindu, mesmo com águas as poluídas de lixo e com despejo de esgoto, além do forte odor.
Os moradores da região estão revoltados com a situação, já que a ponte era o único acesso da comunidade para se locomover de um lado para outro.
Apesar de várias obras estarem em andamento no local, incluindo duas pontes de concreto, até agora a situação não foi resolvida. Os moradores pedem ao menos que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realize a construção de uma ponte pequena, apenas para a passagem de pedestres, uma vez que, há demora na construção das duas pontes, que também irão servir para o tráfego de veículos.
A Seminf informou que a área solicitada pertence às obras do Corredor Ecológico do Mindu, no bairro Novo Aleixo. O local, antes precário em infraestrutura, hoje, segundo o órgão, possui redes de drenagem e gabiões em concreto armado, resolvendo de forma permanente o problema de alagamento na área. As obras chegaram até a área solicitada, onde está sendo construída a ponte de concreto definitiva. As vigas de sustentação para a conclusão da ponte estão sendo confeccionadas fora do local da obra, segundo o órgão.
Quanto a solicitação de um ponte provisória para a passagem apenas de pedestres, a Seminf informa que as medidas para a instalação de uma ponte provisória, que possa solucionar o problema dos moradores nesse momento, estão sendo tomadas.
Fonte: A Crítica