Publicado
7 anos atrásno
O mercado de tecnologia amazonense pode comemorar, sobretudo as startups, pequenas empresas de tecnologia em fase inicial, isso porque a Positivo Tecnologia ofertará uma oportunidade única de apoio estrutural e patrocínio financeiro em escala global, através do programa “Inove Positivo”.
As inscrições para empresas da região já estão abertas. O programa tem como principal meta acelerar o desenvolvimento e a difusão da tecnologia dessas pequenas companhias e não tem data para terminar.
De acordo com a Positivo Tecnologia, o Inove se trata de um programa para prospectar e selecionar empresas que tenham sinergia com os negócios da Positivo Tecnologia e que, se selecionadas, poderão receber investimentos estratégicos. Além do investimento financeiro, as startups poderão acelerar o crescimento, usando os canais da Positivo para comercialização de seus produtos e serviços.
Entre outros benefícios, a Positivo vai disponibilizar a estrutura que já possui e parceiros tecnológicos, aumentando a competitividade e reduzindo custos. Além de suporte de pós-venda, dispõe de rede de assistências técnicas e call center e melhora na governança.
Para a Positivo, é fundamental agregar competência ao negócio e investir em uma empresa que tenha potencial de crescimento relevante. “Acreditamos que a inovação gera crescimento e dá sustentabilidade aos nossos negócios e queremos ajudar no crescimento de empresas que estejam em estágio operacional e precisando de suporte para evoluir”, informou em nota.
O valor a ser investido em cada startup será tratado individualmente, com cada interessado selecionado, em função do negócio e da maturidade da empresa. A Positivo vai considerar principalmente investimentos minoritários por valorizar a permanência do empreendedor na liderança do negócio. Não há limite para a quantidade de empresas a receber suporte da Positivo.
A Positivo está presente em Manaus desde 2008, quando inaugurou a primeira fábrica no PIM (Polo Industrial de Manaus), bem próximos e sintonizado à realidade local. Assim, afirma conhecer o ecossistema de inovação manauense, e foi esse fator que a fez apostar no programa na capital amazonense. O programa ajudará a desenvolver o ramo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no Amazonas.
Como participar
O processo começa com a inscrição pelo site. Após a pré-seleção, vem a entrevista de apresentação detalhada do negócio. Na sequência, a diretoria da Positivo avaliará todo o conjunto. O próximo passo envolve a negociação dos termos e condições do investimento para, por fim, formalizar contratos e assinaturas.
O projeto é destinado principalmente aos empreendedores, mas podem ser estabelecidas parcerias com agentes do ecossistema de inovação ou empreendedorismo
O Inove busca identificar negócios de alto potencial de crescimento, para os quais as competências e qualidades da Positivo Tecnologia sejam bastante relevantes. Alguns focos de atenção são negócios adjacentes ao portfólio de dispositivos atual; tecnologia médica; tecnologia educacional e internet das coisas.
São possíveis ainda parcerias com universidades, incubadoras, aceleradores, investidores anjo, fundos de investimento e agentes de fomento. O Inove se destina principalmente aos empreendedores, mas podem ser estabelecidas parcerias com agentes do ecossistema de inovação ou empreendedorismo que indiquem e referenciem o programa para empresas e, eventualmente, coparticipem nos investimentos.
Sucesso
Antes do Inove, a Positivo já havia realizado investimentos em startups, como a Hi Technologies, que deu seus primeiros passos em 2004, ao desenvolver um sistema de telemedicina. Hoje, a empresa leva ao mercado produtos inovadores, como aparelho portátil para fazer exames laboratoriais e oxímetros de pulso, capazes de monitorar partos e detectar apneia do sono.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Codam aprova R$ 6,9 Bilhões em investimentos para o Polo Industrial de Manaus em 2024
Sitawi quer captar R$ 1 milhão para investir em mais três negócios da Amazônia este mês
Polo Industrial de Manaus vai produzir 1,5 mil módulos de baterias para ônibus elétricos por mês!
Produção de Motocicletas Apresenta alta de 21,4% no Trimestre e Atinge Melhor Resultado em Nove anos
Geração de resíduos tem queda e registra 81,8 milhões de toneladas em 2022
Sistema Campo Limpo supera 700 mil t de embalagens destinadas corretamente