Publicado
1 ano atrásno
Visando prevenir sinistros de trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), instalou, na avenida João Valério, no sentido São Jorge, zona Centro-Sul, uma sinalização vertical equipada com sensor de presença. Essa medida tem como objetivo evitar colisões de veículos que possuam altura igual ou superior a quatro metros com o delimitador.
A equipe de sinalização instalou dois conjuntos de semáforos equipados com sensores de presença posicionados a quatro metros de altura. Se um veículo com altura igual ou superior a quatro metros se aproximar, o sensor será acionado e o semáforo ficará na cor vermelha. Esta é uma medida de segurança adicional, para alertar os motoristas sobre a restrição de altura na via.
Inicialmente, essa sinalização será implantada na avenida João Valério, entre a Djalma Batista e a Constantino Nery. Após avaliações de funcionamento, visibilidade e aceitação, a equipe considerará a implantação no sentido oposto. Vale ressaltar que os motoristas terão 15 segundos para visualizar o semáforo na cor vermelha, garantindo tempo suficiente para tomarem as devidas precauções, como desvio utilizando as alças laterais.
Prefeitura implanta sensor para evitar acidentes na passagem subterrânea na avenida João Valério / Foto – João Viana / Semcom
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a entrada em operação do novo sistema e destacou a importância do equipamento.
“Temos uma sinalização antes do complexo viário que fica em amarelo e piscante, isso já chama a atenção de que existe ali uma altura limite e ainda temos placas indicando a altura. Na hora que a carreta passar acima da altura permitida, acima dos quatro metros, o sinal muda de amarelo e piscante para vermelho e mostra para o motorista do caminhão que ele está acima da altura limite. Com o aviso, o motorista tem opção de dobrar a direita ou à esquerda e não descer a pista que passa abaixo da avenida Constantino Nery”, explicou.
O diretor-presidente destacou ainda que o equipamento passou por testes antes da instalação. “O sistema novo foi testado em laboratório e a gente está trazendo agora para o campo. Estamos, inclusive, com o pessoal da Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) que está acompanhando, para que a gente possa, a partir do que for observado aqui, colocar ele efetivamente funcionando e depois fazer do outro lado”, frisou.
Os motoristas que conduzem veículos acima da altura permitida devem evitar a avenida João Valério. Caso entrem na avenida, devem optar pelas alças direita ou esquerda, evitando a passagem subterrânea na pista central.
Prefeitura implanta sensor para evitar acidentes na passagem subterrânea na avenida João Valério / Foto – João Viana / Semcom
O gerente de Operação da Cigás, Ricardo Ciraulo, elogiou a medida tomada pelo IMMU e destacou que o equipamento trará mais segurança aos dutos de gás da companhia.
“A Prefeitura de Manaus e o IMMU estão de parabéns em melhorar a sinalização local em função dos eventos ocorridos. E isso era o que estava faltando para advertir motoristas de caminhões. Sem dúvida, a iniciativa é de muita importância para garantir o duto que se encontra no local”, afirmou o representante da Cigás.
Prefeitura implanta sensor para evitar acidentes na passagem subterrânea na avenida João Valério / Foto – João Viana / Semcom
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte