Publicado
2 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, nesta terça-feira, 18/2, as obras de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs), uma na zona Oeste e outra na zona Leste, que irão fortalecer a cobertura de atenção básica de saúde da capital. De acordo com David, ambas as estruturas de porte 4 devem ser entregues no próximo mês de abril.
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom
Acompanhado pelo subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Salem, David Almeida vistoriou os trabalhos realizados nas unidades do Parque Mosaico, zona Oeste, e no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade.
A USF do Parque Mosaico segue o novo modelo de estrutura de atenção primária e terá 1.200 metros quadrados de área construída e 59 compartimentos.
“Mais uma UBS Porte 4, sendo construída pela nossa gestão, para melhorar o serviço ofertado a nossa população. Esse é o novo conceito de estrutura de atenção primária que estamos implementando em Manaus. Em abril, entregaremos mais essa unidade”, afirmou David Almeida.
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom
No bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a UBS Gebes Medeiros se destaca como a maior unidade de saúde básica da cidade, com 1.504 metros quadrados de área construída. Em fase de acabamento, a unidade também tem entrega prevista para abril.
“Estamos na fase final da obra. A previsão é que possamos entregar essa unidade totalmente equipada, modernizada e ampliada em dois meses. Mais uma grande obra que vamos entregar para a cidade de Manaus, dando um grande passo para alcançar a cobertura total na rede de atenção básica”, concluiu o prefeito.
Vale destacar que desde o início da gestão de David Almeida, em 2021, a cobertura de atenção básica em saúde em Manaus saltou de 47% para mais de 90%.
Na visita, Nagib Salem salientou a quantidade de serviços que serão ofertados nos novos aparelhos públicos.
“Eles têm todos os serviços da rede de saúde primária, de todas as cartas de serviços. A gente tem atendimento ambulatorial, saúde bucal, dispensação de medicamentos por meio de farmácia, acompanhamento pré-natal, curativos de pé diabético, salas de observação, enfim, toda a gama de serviços que a atenção primária tem, a gente vai estar ofertando nessas UBS”, concluiu.
Manauscult fiscaliza galpões das escolas de samba para garantir transparência no Carnaval 2025
UBS Armando Mendes será Centro de Referência em Métodos Contraceptivos de Longa Duração
Prefeitura e Crea-AM alinham parceria para modernização do Alvará de Construção
Novo semáforo melhora segurança e fluidez no trânsito na Umberto Calderaro Filho
Semsa chama 15 aprovados em concurso para reforçar atendimento na saúde
Infraestrutura avança no bairro Grande Vitória com obras de recapeamento