Publicado
4 horas atrásno
Por
Juliana AguirreAs obras do viaduto Rei Pelé, na rotatória do Produtor, zona Leste de Manaus, avançam em ritmo acelerado e alcançam 80% de conclusão. O prefeito David Almeida vistoriou, nesta quinta-feira, 6/2, os trabalhos no complexo viário, considerado uma das maiores intervenções de mobilidade da cidade, com estimativa de entrega para o final de abril deste ano.
Fotos – Dário Avelino / Semcom
O viaduto Rei Pelé faz parte de um conjunto de obras voltadas para melhorar a fluidez do trânsito nas zonas Norte e Leste da capital. Com 25 mil metros quadrados de área construída, a estrutura vai desafogar o intenso fluxo de veículos na região, garantindo mais agilidade e segurança para motoristas e pedestres.
O prefeito David Almeida ressaltou a importância da obra para a cidade. “A obra chega a 80%. Nossa previsão é de entregar este complexo viário no final do mês de abril. Acabei de ver o cronograma de obras, está tudo em dia. Tenho certeza de que Manaus vai receber um grande presente e, sem dúvida alguma, melhorar a questão do trânsito aqui na zona Leste de Manaus. É uma obra muito complexa e de grande vulto que estamos fazendo na nossa cidade”, disse.
Fotos – Dário Avelino / Semcom
Atualmente, as equipes trabalham na concretagem das paredes da passagem de nível na avenida Itaúba e na armação da laje na avenida Autaz Mirim, estrutura por onde os veículos irão trafegar. Além disso, a obra entra na fase final da instalação dos tirantes definitivos, elementos essenciais para garantir a estabilidade da trincheira, além de mobilidade e segurança aos motoristas e pedestres da zona Leste de Manaus.
“Estamos empenhados em entregar esta obra o mais rápido possível, com a qualidade que a população merece e que o prefeito David Almeida preconiza em sua gestão. O avanço já é visível e cada etapa concluída nos aproxima de um trânsito mais fluido e seguro para quem circula pela zona Leste. O viaduto Rei Pelé vai transformar a mobilidade da região”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
O engenheiro responsável pela obra, Marcos Saraiva, explicou o andamento dos trabalhos. “Hoje, estamos aplicando o concreto magro da trincheira, em alguns trechos, como forma de regularizar e homogeneizar a superfície, tornando-a uniforme e impedindo que a fundação tenha contato direto com o solo. Também estamos finalizando os tirantes, para proporcionar estabilidade e segurança, e já iniciamos as paredes definitivas, além da laje de cobertura de boa parte da trincheira. Tudo dentro do cronograma para a previsão de entrega no final de abril”, finalizou.
Fotos – Dário Avelino / Semcom
Com o avanço das etapas estruturais e a manutenção do cronograma, a expectativa é de que o viaduto Rei Pelé, localizado na rotatória do Produtor, seja entregue dentro do prazo, trazendo benefícios diretos à mobilidade da população.
Em agosto de 2024, uma das alças viárias foi liberada para o tráfego, facilitando o acesso entre as avenidas Autaz Mirim e Camapuã, no sentido Centro-bairro, o que contribuiu para melhorar a fluidez do trânsito na região.
A obra representa um marco para a infraestrutura viária de Manaus, reforçando os investimentos na modernização do trânsito da capital.
Em busca de emprego? Sine Manaus tem 128 vagas abertas para diversas funções
Escola de Serviço Público alinha grade curricular de 2025 e amplia capacitação de servidores
Segurança pública avança: Manaus terá tecnologia de reconhecimento facial ainda este ano
Mais de 200 mil estudantes terão transporte gratuito em Manaus
Obras de recuperação da rede de drenagem avançam no bairro Coroado
Prefeitura de Manaus emite 101 certidões de tombamento de imóveis em 2024