Publicado
5 anos atrásno
O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou, oficialmente, na tarde desta quarta-feira, 5/8, o mercado municipal Senador Cunha Mello, totalmente revitalizado. Localizado nas proximidades do terminal de integração da avenida Constantino Nery (T1), Centro, o mercado, inaugurado em 1959, torna-se mais um importante espaço público da cidade a ser resgatado pela Prefeitura de Manaus. A última reforma no espaço ocorreu em 2004.
“Desde o início do meu governo eu dizia que os mercados municipais Adolpho Lisboa, Walter Rayol e Cunha Mello são muito simbólicos para a história de Manaus e do Amazonas e queria terminar minha gestão com eles em um estado de boa qualidade para a população. Estamos entregando o mercado Cunha Mello revitalizado, com acessibilidade, praça de alimentação que atrai o público e boxes novos para os permissionários. Estamos muito felizes em poder entregar mais uma obra de qualidade para a população manauara, que realmente merece”, declarou o prefeito.
A revitalização do espaço teve o acompanhamento da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município de Manaus, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também esteve com o prefeito nas novas instalações. A comissão promoveu a acessibilidade ao local, com rampas de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados.
Foram reformados 66 boxes, sendo alguns duplos, para atender um total de 51 permissionários. O local conta com novas instalações elétricas e hidráulicas e uma nova praça de alimentação com a capacidade de atendimento para, aproximadamente, 80 pessoas. Durante a obra, os permissionários continuaram prestando seus serviços, devido a elaboração de um cronograma diferenciado, que permitiu o trabalho simultâneo.
A permissionária Val Santana, que trabalha há dois anos no mercado Senador Cunha Mello, acompanhou a evolução do local e garante que, apesar da pandemia do novo coronavírus, o espaço tem tudo para alavancar as vendas e atrair novos clientes. “Acompanhamos a reforma desde o início. O que mais chamou a atenção foi a praça de alimentação, que não existia e agora tem um espaço dedicado para ela e está com boa movimentação. Os clientes elogiam o novo espaço, limpeza e estrutura. Eu vi o antes e depois e posso confirmar que está bem melhor”, contou a permissionária, que tem um boxe de costura de roupas e bolsas em geral.
O mercado Senador Cunha Mello é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e conta, ainda, com a revitalização da cobertura, piso, pinturas interna e externa, instalação de forro PVC, renovação dos balcões, portas de enrolar e luminárias. “Nesse mercado, encontramos vários serviços para a população, agora com muito mais qualidade em um espaço totalmente novo. Essa é uma vitória da população, dos permissionários e de toda a cidade, que só tem a ganhar com um novo mercado municipal”, disse o secretário da Semacc, Fábio Albuquerque.
História
Construído no fim da década de 1950, o mercado nasceu para descentralizar serviços de vendas e foi reinaugurado, após uma reforma, em 1973. O nome do local é uma homenagem a Leopoldo Tavares de Cunha Mello, desembargador, professor de Direito e senador do Amazonas, eleito em 1935 e reeleito em 1954.
— — —
Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom
Fotos – Alex Pazuello / Semcom
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte