Publicado
4 anos atrásno
O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou, oficialmente, na tarde desta quarta-feira, 5/8, o mercado municipal Senador Cunha Mello, totalmente revitalizado. Localizado nas proximidades do terminal de integração da avenida Constantino Nery (T1), Centro, o mercado, inaugurado em 1959, torna-se mais um importante espaço público da cidade a ser resgatado pela Prefeitura de Manaus. A última reforma no espaço ocorreu em 2004.
“Desde o início do meu governo eu dizia que os mercados municipais Adolpho Lisboa, Walter Rayol e Cunha Mello são muito simbólicos para a história de Manaus e do Amazonas e queria terminar minha gestão com eles em um estado de boa qualidade para a população. Estamos entregando o mercado Cunha Mello revitalizado, com acessibilidade, praça de alimentação que atrai o público e boxes novos para os permissionários. Estamos muito felizes em poder entregar mais uma obra de qualidade para a população manauara, que realmente merece”, declarou o prefeito.
A revitalização do espaço teve o acompanhamento da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo do Município de Manaus, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que também esteve com o prefeito nas novas instalações. A comissão promoveu a acessibilidade ao local, com rampas de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados.
Foram reformados 66 boxes, sendo alguns duplos, para atender um total de 51 permissionários. O local conta com novas instalações elétricas e hidráulicas e uma nova praça de alimentação com a capacidade de atendimento para, aproximadamente, 80 pessoas. Durante a obra, os permissionários continuaram prestando seus serviços, devido a elaboração de um cronograma diferenciado, que permitiu o trabalho simultâneo.
A permissionária Val Santana, que trabalha há dois anos no mercado Senador Cunha Mello, acompanhou a evolução do local e garante que, apesar da pandemia do novo coronavírus, o espaço tem tudo para alavancar as vendas e atrair novos clientes. “Acompanhamos a reforma desde o início. O que mais chamou a atenção foi a praça de alimentação, que não existia e agora tem um espaço dedicado para ela e está com boa movimentação. Os clientes elogiam o novo espaço, limpeza e estrutura. Eu vi o antes e depois e posso confirmar que está bem melhor”, contou a permissionária, que tem um boxe de costura de roupas e bolsas em geral.
O mercado Senador Cunha Mello é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e conta, ainda, com a revitalização da cobertura, piso, pinturas interna e externa, instalação de forro PVC, renovação dos balcões, portas de enrolar e luminárias. “Nesse mercado, encontramos vários serviços para a população, agora com muito mais qualidade em um espaço totalmente novo. Essa é uma vitória da população, dos permissionários e de toda a cidade, que só tem a ganhar com um novo mercado municipal”, disse o secretário da Semacc, Fábio Albuquerque.
História
Construído no fim da década de 1950, o mercado nasceu para descentralizar serviços de vendas e foi reinaugurado, após uma reforma, em 1973. O nome do local é uma homenagem a Leopoldo Tavares de Cunha Mello, desembargador, professor de Direito e senador do Amazonas, eleito em 1935 e reeleito em 1954.
— — —
Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom
Fotos – Alex Pazuello / Semcom
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
Conselheiro do TCE-AM prestigia diplomação dos eleitos e reeleitos para a Prefeitura e Câmara de Manaus
Prefeitura de Manaus inicia a ‘Jornada Pedagógica 2025’ para planejar um ano letivo com foco na qualidade educacional
Praia da Ponta Negra segue interditada por segurança, informa Prefeitura de Manaus
Rompimento de adutora leva Ageman a cobrar explicações e possível nova multa à Águas de Manaus
Réveillon de Manaus 2025: Pablo, MC Kevin O Chris e mais de 30 artistas agitam a virada
Falcões do Amazonas conquistam terceiro lugar na Copa de Basquete em Cadeira de Rodas