Com missão de levar o serviço público de saúde até a população residente em localidades distantes do município, a Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destinou a partir deste dia 14 de outubro, a UBS Fluvial de Barreirinha para realizar atendimentos clínicos em 20 Comunidades Ribeirinhas e Distritos localizados na região do rio Andirá de cima.
Os primeiros ribeirinhos a serem contemplados pelo serviço, são residentes nas comunidades Samaúma, São João e Xibuí, na Paraná do Massauari, extremos como o vizinho município de Boa Vista do Ramos. As últimas localidades a serem visitadas são: Boas Novas e São Paulo do Açu, entre os dias 27 e 28 deste mês.
Com a UBS Fluvial serão realizados atendimentos em 20 localidades da Zona Rural, até o dia 28/10 / Fotos: Clemente Valente
Dentro da programação estipulada para os próximos 16 dias, a população ribeirinha poderá acessar todos os dispositivos existentes na UBSF, como atendimentos médicos, de enfermagem, odontológicos, acesso à exames laboratoriais, assistência social, vacinação e farmácia.
De acordo com a coordenadora da unidade, Damisa Anselmo, a população contará com uma série de serviços que serão ofertados. “Estamos com uma equipe técnica qualificada para que possamos levar aos lugares mais longínquos do município”, ressaltou a coordenadora, frisando que esse é o quinta roteiro a embarcação este ano.
Por conta da pandemia de coronavírus, a coordenação da Unidade de Saúde Fluvial, solicita que os usuários adotem protocolos de proteção individual ao adentrarem na embarcação, como o uso de máscaras, distanciamento social e evitar levar acompanhantes (caso não haja necessidade de receber atendimentos). Na entrada será disponibilizado álcool em gel 70%, para a higienização das mãos.
Com a UBS Fluvial serão realizados atendimentos em 20 localidades da Zona Rural, até o dia 28/10 / Fotos: Clemente Valente