Publicado
4 anos atrásno
Com o anúncio, na noite de terça-feira, 9/3, da chegada de mais 14.010 doses da vacina CoronaVac para a capital, a Prefeitura de Manaus ajustou o cronograma da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os idosos de 60 a 64 anos, visando o atendimento da meta de 90% de imunização para essa faixa etária.
Para a vacinação desse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já havia recebido outros dois repasses de doses que atenderiam a 35,7%, percentual que corresponde a 24.139 pessoas nessa faixa etária, e redirecionado doses do grupo prioritário de idosos, garantindo ao menos 80% das doses necessárias a essa população, o que significam 54.155 pessoas. Com a chegada da nova remessa, o percentual aumentou para 90%, ou seja, 60.925 pessoas de 60 a 64 anos, com e sem comorbidades.
“Tão logo fomos informados pela Fundação de Vigilância em Saúde dessa nova remessa, reajustamos o calendário de imunização contemplando todas as idades de 60 a 64 anos, com dois dias de vacinação para cada uma delas”, explicou o subsecretário de Gestão de Saúde da Semsa, Djalma Coelho, durante visita ao posto de vacinação da Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, na manhã desta quarta-feira, 10.
Segundo ele, a Semsa está trabalhando, conforme orientação do prefeito David Almeida, para garantir celeridade à imunização da população de Manaus, avançando na cobertura de acordo com a disponibilidade de doses e as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Nesta quarta-feira, 10, a Semsa começou a atender os idosos dessa faixa etária, seguindo o calendário previamente estabelecido, com prioridade para as pessoas de 64 anos, portadoras de comorbidades. Amanhã, quinta-feira, 11, será atendida a população geral de 64 anos completos. Na sexta-feira, dia 12, e no sábado, 13, será a vez dos idosos de 63 anos, com e sem comorbidades.
O calendário segue com o atendimento dos idosos de 62 anos na segunda e terça-feira (dias 15 e 16), e com os de 61, na quarta e quinta-feira (dias 17 e 18). As pessoas de 60 anos serão vacinadas nos dias 19 e 20 (sexta-feira e sábado).
A orientação da Semsa, conforme o subsecretário de Gestão de Saúde, é para que as pessoas dessa faixa de idade façam o cadastro na plataforma disponibilizada pela secretaria, para garantir mais rapidez no atendimento nos postos de vacinação, que pode ser acessada pelo link https://imuniza.manaus.am.gov.br/.
“O cadastro não é condição obrigatória, mas o ideal é que todos façam, porque uma vez que as informações já estejam disponíveis no sistema, quando elas chegam no posto de vacinação, os registradores apenas conferem os documentos apresentados, sem necessidade de registro na hora do atendimento”, informou Djalma.
Além da nova faixa etária de 60 a 64 anos, a prefeitura continua vacinando os remanescentes dos grupos anteriores, sendo os idosos acima de 65 anos com a primeira dose e os trabalhadores de saúde com a primeira e a segunda dose.
Calendário de Imunização – 60 a 64 anos
Quarta-feira, 10/3 – 64 anos com comorbidade
Quinta-feira, 11/3 – 64 anos sem comorbidade
Sexta-feira e sábado (12 e 13/3) – 63 anos com e sem comorbidades
Segunda e terça-feira, 15 e 16/3 – 62 anos com e sem comorbidades
Quarta e quinta-feira (17 e 18/3) – 61 anos com e sem comorbidades
Sexta-feira e sábado (19 e 20/3) – 60 anos com e sem comorbidades
Postos de Vacinação, abertos das 9h às 16h
Zona Norte
Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962, Colônia Terra Nova
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, Cidade Nova
Zonas Sul e Centro-Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222, Crespo
Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi-AM
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
Zona Oeste
Balneário do Sesc-AM
Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo)
Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.