Publicado
3 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
Os resultados do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (Proemem) I, que tem a operação de crédito externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram apresentados nesta segunda-feira, 17/2, no auditório do Mercure Manaus Hotel, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A programação segue até esta sexta-feira, 21/2, nas salas do Departamento de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da rede municipal de Educação, com a participação de representantes de vários setores da Semed.
Foto – Mário Oliveira/ Semed
O objetivo da missão é continuar o diálogo com a Semed Manaus sobre a obtenção da estrutura necessária para orientar a preparação da Proposta para o Desenvolvimento da Operação (POD). Entre outros assuntos, serão examinados vários itens para tais fins, entre a equipe da secretaria e do projeto.
O secretário da Semed, Luiz Gonzaga Campos de Souza, participou do evento e destacou o trabalho realizado em prol de uma educação de qualidade, na qual tem conquistado bons resultados.
“Em nome do prefeito David Almeida e todo o nosso time, agradeço as pessoas que contribuíram por tantas conquistas e dedicação. A Semed, certamente tem os melhores profissionais em todas as áreas que atuam na educação. Cada dia tenho visto isso aqui. Espero que essa parceria continue por muito tempo, porque é importante para todos nós”, completou.
Na oportunidade, ocorreu também a visita da equipe da missão de encerramento do Proemem I em parceria com o BID. O prazo de encerramento é no dia 14 de março. Da mesma forma, a missão terá uma abrangência geral das atividades associadas aos componentes da implantação do Proemem II.
Satisfeito com os resultados do Proemem I, o presidente da missão, especialista líder em educação e ponto focal do Cone Sul do BID, Marcelo Perez Alfaro, afirmou que as informações são satisfatórias e vislumbra a segunda etapa do projeto.
“O relacionamento entre o BID e a prefeitura de Manaus será longo. Os resultados alcançados durante todos esses anos foram satisfatórios, com avanços na infraestrutura, no Ideb. Com o Proemem 2, a ideia é enfrentar os novos desafios que a educação de Manaus tem e continuar a melhorar o Ideb, ampliar o acesso para as Creches e Pré-escola. O desafio será grande, mas estamos muito empolgados por essa nova parceria”, citou.
Para o coordenador executivo da UGP/Proemem, Leis Batista, a parceria busca realizar um trabalho para que a educação municipal alcance ainda mais resultados positivos. “Começamos hoje o plano de prestação de contas do Proemem, com avanços significativos na alfabetização, reforço escolar, na infraestrutura, com a construção de Centros Integrados Municipal de Educação (Cimes). Com isso vamos melhorar mais ainda a educação municipal com essa parceria para o Proemem 2”, explicou ele.
O Proemem foi criado pela Lei nº 2.049, de 29 de outubro de 2014. A lei autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar a operação de crédito BID para financiar o projeto, com o objetivo geral de expandir a cobertura e melhorar a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de Manaus.
Foto – Mário Oliveira/ Semed
Semsa chama 15 aprovados em concurso para reforçar atendimento na saúde
Infraestrutura avança no bairro Grande Vitória com obras de recapeamento
Sine Manaus oferece vagas e serviços na Feira de Empregabilidade da Fametro
Obras do Viaduto Rei Pelé entram na reta final e entrega pode ser antecipada
Ouvidoria-Geral traça estratégias para maior participação popular na gestão municipal
Trabalhadores do Carnaval recebem orientações sobre segurança e saúde no trabalho