Prefeitura de Manaus e TJAM firmam acordo para extinguir 200 mil ações de baixo valor - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, terça, 22 de julho de 2025

Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM firmam acordo para extinguir 200 mil ações de baixo valor

Publicado

em

Com o objetivo de desafogar o judiciário e gerar celeridade em processos judiciais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), assinou, nesta segunda-feira, 21/7, um acordo com Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam). O Termo de Cooperação Judiciária Interinstitucional Nº 01/2025 prevê a extinção de execuções fiscais de até R$ 10 mil, com base na ausência de interesse de agir e na desproporção entre os custos da cobrança judicial e o valor da dívida.

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

A parceria estima como resultado a extinção de mais de 200 mil execuções fiscais de baixo valor, o que acelera o Judiciário e promove uma gestão fiscal ainda mais eficiente. Assim, a partir da eliminação do processo de cobrança, o contribuinte poderá regularizar seus débitos no Município pela via do acordo, com descontos e de forma parcelada.

O prefeito de Manaus, David Almeida, ressaltou a importância da cooperação institucional e celebrou o alto impacto que a parceria vai causar na gestão e na sociedade. “Estamos falando de milhares de ações que serão extintas, o que, automaticamente, dar celeridade a outros processos, de fato relevantes, que tramitam no sistema de justiça. A gestão, os manauaras e a justiça só tem a ganhar com essa parceria“, disse.

Por sua vez, o procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo, comemorou a parceria bem-sucedida com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. “Foram extintas, aproximadamente 200 mil execuções fiscais com valor igual ou inferior a R$ 10 mil. Essa medida acarretará um aumento da eficiência para a Vedam (Vara de Execuções Fiscais e de Acidentes de Manaus), para a Vara Estadual Dívida Ativa e para o município. Com a redução do acervo processual, o município poderá direcionar ao Judiciário apenas as dívidas de valor expressivo e relevante, o que, por sua vez, poderá otimizar a taxa de recuperação do crédito tributário“, falou.

A medida, pioneira, segue diretrizes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que buscam eliminar processos sem perspectiva de êxito, sem cobrança de custas ou honorários.

Sem custo direto para o município, o acordo representa uma economia significativa de recursos e de tempo, combate a morosidade e torna o sistema judiciário melhor e mais eficiente.

De forma coordenada e simultânea, a Prefeitura lançou, também, o edital de transação nº 01/2025, que oferece descontos em juros e multas e opções de parcelamento para quem quiser regularizar sua situação fiscal até 30 de agosto de 2025. A iniciativa marca um avanço na modernização da Justiça e mostra Manaus como exemplo nacional de eficiência, inovação e compromisso com o contribuinte.

Deixe seu comentário aqui embaixo

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações