Manaus
Prefeitura de Manaus institui mesa de negociação e gestão do trabalho do Sistema Único de Assistência Social

Publicado
3 anos atrásem
Por
Jussara Melo
A Prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município (DOM), da última quarta-feira, 3/8, o Decreto nº 5.367, que institui a Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na cidade de Manaus. De acordo com a publicação, a instituição do dispositivo tem o objetivo de valorizar os servidores e expandir a eficiência e qualidade dos serviços públicos, por intermédio de um sistema de diálogo e negociação permanente entre a gestão municipal, trabalhadores do Suas dos setores público e privado, além de prestadores de serviços.

Prefeitura de Manaus institui mesa de negociação e gestão do trabalho do Sistema Único de Assistência Social – Imagem: Divulgação
“Entre outros deveres atribuídos à mesa, estão o fortalecimento dos mecanismos de desenvolvimento profissional de carreiras, a apreciação das propostas relativas às melhorias de condições de trabalho, a proposição de ações de capacitação de gestores, trabalhadores, conselheiros e operadores do Cadastro Único, entre outros. São várias secretarias e organizações que estarão trabalhando e dialogando juntas em todos os processos decisórios, reforçando a transparência administrativa, conforme determina o prefeito David Almeida”, declarou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Moraes.
Além da Semasc, fazem parte da composição da mesa as secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Administração, Planejamento e Gestão (Semad); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Casa Civil; Procuradoria-Geral do Município (PGM); Manaus Previdência; representantes indicados pelo Fórum Municipal dos Trabalhadores do Suas Manaus ou, na ausência, representantes do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas, além de universidades públicas federais, estaduais e privadas; e entidades sem fins lucrativos, com participação nas comissões temáticas.
“Prevista na Norma Operacional Básica da Assistência Social, com a sua criação sendo de responsabilidade do gestor, a mesa é uma instância democrática de permanente diálogo, o que, além de contribuir imensamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, é uma grande vitória dos trabalhadores da assistência social, que há muito esperam por esse momento”, destacou Lorena Barreto, diretora de Área da Gestão do Suas da Semasc.
Assinada a efetiva instituição, a Mesa de Negociação e Gestão de Trabalho do Suas deve formular e aprovar seu regimento interno dentro de 180 dias a contar da data de assinatura do decreto.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Você Poderá Gostar
‘Maio Amarelo’: Manaus intensifica ações de segurança viária no conjunto Manoa
Manaus apresenta 10 experiências exitosas na 6ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”
Professores da Prefeitura de Manaus recebem formação em robótica para aprimorar aulas
Prefeitura celebra Dia das Mães com shows gratuitos de José Augusto e Gilliard
Bosque da Ciência completa 30 anos e reforça papel no turismo sustentável de Manaus
Corrida da Mulher Amazônica altera trânsito na zona Centro-Sul no domingo, 11/5