Publicado
2 anos atrásno
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade, que é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira, 22/5, às 9h, uma ação para promover a conscientização sobre a importância da lavagem das mãos e da forma correta de executar o procedimento, que é fundamental para prevenir infecções e a transmissão de doenças.
A sensibilização aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 5/5, e que este ano teve como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade”.
A ação foi conduzida pela enfermeira da CCIH, Kalyria Kyrk, e pela chefe do NSP, enfermeira Ozanilda Bezerra. Segundo Kalyria, mais de 33% das infecções respiratórias podem ser evitadas apenas por meio da higienização correta das mãos. “Além disso, também podemos evitar 11,8% das diarreias e 7,4% das infecções de pele. E, quando não temos uma pia disponível por perto, podemos fazer uso do álcool em gel em uma concentração entre 60% e 80%”, informou a enfermeira.
As equipes também trouxeram para o evento um equipamento para monitoramento e controle da higienização das mãos, por meio de uma tinta especial e da tecnologia de luz infravermelha. “Vamos seguir durante a semana passando por todos os setores, orientando pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde quanto à correta higienização das mãos e utilizando nossa câmara infravermelha para verificar a eficiência dessa higienização”, explicou Ozanilda Bezerra.
Segundo a OMS, quando as mãos não são bem limpas, como no caso de uma higienização com tempo inferior a 10 segundos, por exemplo, os microrganismos ainda permanecem ali e seria como se as mãos não tivessem sido lavadas.
O gerente de Enfermagem da Moura Tapajóz, enfermeiro obstetra Everton de Freitas Gomes, destacou que, com a recente pandemia pelo Coronavírus, todos desenvolveram consciência sobre a importância de manter as mãos limpas. “Mas não podemos nos esquecer de que a higienização das mãos é um procedimento básico e fundamental não apenas para a prevenção de várias doenças, como também de contaminação de alimentos. Então, é um hábito que deve ser levado a sério não apenas pelos profissionais de saúde ou durante a pandemia, mas que deve fazer parte do dia a dia de todos”.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Unidades móveis de saúde ampliam atendimento em bairros de Manaus
Prefeitura de Manaus se une à operação Rodovida para prevenir acidentes de trânsito
Campanha antirrábica de Manaus prorroga vacinação até janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus leva Natal solidário à comunidade Bom Sucesso na zona rural
Operação ‘Natal com Saúde’: Visa Manaus apreende 200 kg de alimentos impróprios e autua seis comércios
Réveillon Manaus 2025: Prefeitura amplia frota de ônibus para atender três zonas da cidade