Publicado
2 anos atrásno
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, juntamente com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade, que é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta segunda-feira, 22/5, às 9h, uma ação para promover a conscientização sobre a importância da lavagem das mãos e da forma correta de executar o procedimento, que é fundamental para prevenir infecções e a transmissão de doenças.
A sensibilização aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 5/5, e que este ano teve como tema: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade”.
A ação foi conduzida pela enfermeira da CCIH, Kalyria Kyrk, e pela chefe do NSP, enfermeira Ozanilda Bezerra. Segundo Kalyria, mais de 33% das infecções respiratórias podem ser evitadas apenas por meio da higienização correta das mãos. “Além disso, também podemos evitar 11,8% das diarreias e 7,4% das infecções de pele. E, quando não temos uma pia disponível por perto, podemos fazer uso do álcool em gel em uma concentração entre 60% e 80%”, informou a enfermeira.
As equipes também trouxeram para o evento um equipamento para monitoramento e controle da higienização das mãos, por meio de uma tinta especial e da tecnologia de luz infravermelha. “Vamos seguir durante a semana passando por todos os setores, orientando pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde quanto à correta higienização das mãos e utilizando nossa câmara infravermelha para verificar a eficiência dessa higienização”, explicou Ozanilda Bezerra.
Segundo a OMS, quando as mãos não são bem limpas, como no caso de uma higienização com tempo inferior a 10 segundos, por exemplo, os microrganismos ainda permanecem ali e seria como se as mãos não tivessem sido lavadas.
O gerente de Enfermagem da Moura Tapajóz, enfermeiro obstetra Everton de Freitas Gomes, destacou que, com a recente pandemia pelo Coronavírus, todos desenvolveram consciência sobre a importância de manter as mãos limpas. “Mas não podemos nos esquecer de que a higienização das mãos é um procedimento básico e fundamental não apenas para a prevenção de várias doenças, como também de contaminação de alimentos. Então, é um hábito que deve ser levado a sério não apenas pelos profissionais de saúde ou durante a pandemia, mas que deve fazer parte do dia a dia de todos”.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura