Prefeitura de Manaus promove fórum para fortalecer o cuidado à gestante e ao bebê - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Manaus

Prefeitura de Manaus promove fórum para fortalecer o cuidado à gestante e ao bebê

Publicado há

em

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na tarde de quarta-feira, 14/6, o primeiro ciclo de “Fóruns de Vinculação Pré-Natal”, encontros que reúnem servidores municipais, estaduais, para discutir estratégias de aprimoramento que resultem na redução da mortalidade materna, infantil e pré-natal.

O primeiro encontro envolveu equipes da saúde que atuam no território da zona Sul da capital, que se reuniram na Faculdade Martha Falcão (Wyden), e contou com a participação de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e psicólogos.

Os temas discutidos envolveram a acolhida e a importância das visitas de vinculação como estratégia de cuidado, o panorama da vinculação do Disa Sul, caracterização das usuárias atendidas no território, gestantes de alto risco, teste do pezinho, pré-natal do parceiro e relato de experiências exitosas.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, assistente social Wanja Dias Leal, destacou que o evento, que ocorre duas vezes por ano, discute o aprimoramento do cuidado à atenção pré-natal em todos os seus fluxos, com enfoque na visita de vinculação às maternidades da capital.

Para Wanja, a visita é um momento que possibilita que as gestantes esclareçam suas dúvidas, conheçam a estrutura e os fluxos internos da maternidade e a equipe responsável pela assistência obstétrica.

“A visita à maternidade permite que a usuária e seus familiares se sintam mais seguros. Ela é informada sobre os procedimentos e serviços oferecidos pela maternidade, inclusive sobre o direito ao acompanhante que é a pessoa escolhida por ela para lhe acompanhar no parto, que pode ser o parceiro, familiar ou amigo”, explicou.

Advertisement

Outro aspecto positivo resultante da visita da gestante à maternidade que atende o território ao qual pertence, ressaltado por Wanja Dias Leal, são os vínculos e a corresponsabilização pelo cuidado compartilhado entre as equipes responsáveis pelo acompanhamento pré-natal na Atenção Primária à Saúde as da maternidade.

É uma oportunidade importante em que o envolvimento da gestante, seus familiares e as equipes de saúde reforçam essa ligação que só traz benefícios para a mãe e para a criança”, sintetizou Lúcia Freitas.

Fotos – Divulgação/Semsa

O próximo fórum acontecerá no Distrito de Saúde Norte, no dia 30 de maio. Em seguida, no dia 4 de junho, será a vez dos profissionais de saúde do Disa Oeste e, no dia seguinte 5, as equipes do Disa Leste irão discutir as formas de aprimorar os serviços de saúde na atenção pré-natal. Os eventos nestes Distritos de Saúde estão marcados para o turno vespertino.

E finalizando a programação, o Disa rural promove suas discussões no dia 6 junho pela manhã.

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações