Publicado
3 anos atrásno
Por
Alessandro Nuñes
Fotos – Eliton Santos / Semed
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou na tarde desta quinta-feira, 2/12, o projeto de leitura e escrita com o tema: “Enriquecendo com a Vivência da Leitura e da Escrita”. A ação, com base no programa “Viajando na Leitura”, sobre diversidade textual e resgate literário, foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, localizado no bairro Parque das Nações, zona Norte da capital amazonense.
O objetivo da apresentação foi proporcionar um momento para fortalecer ainda mais os processos pedagógicos, alcançando resultados mais expressivos da cultura literária brasileira. Este ano, o gênero escolhido foi “Cantiga de Roda”, que as professoras, juntamente com as crianças, escolheram cantos infantis (cantigas) para realizarem uma apresentação no meio de toda a comunidade escolar.
Para a gestora do Cmei Olavo Bilac, Ellen Cristina, a inovação das práticas docentes voltadas para a interação verbal e da produção textual dos alunos, é de suma importância para o desenvolvimento das crianças.
“O projeto surgiu em 2012 na perspectiva de trazer para a educação infantil a questão dos gêneros textuais e ampliar o vocabulário das crianças. A didática do projeto é construir um livro bem grande e fazer releituras das obras clássicas, por meio das produções em sala de aula. As crianças conseguiram efetivar o projeto, com cada turma conseguindo elaborar o seu livro, com o apoio dos professores e podendo então trabalhar as cantigas de roda que foram apresentadas hoje”, disse Ellen Cristina.
A professora coordenadora do evento, Paula Tamara, comentou que a aplicação do projeto em sala de aula tem resultado positivo e os alunos têm se dedicado bastante para desenvolver bons trabalhos e apresentar as cantigas.
“Com esse projeto, o professor trabalha as habilidades de leitura e escrita dos alunos, e tem ganhado grande relevância no seu desenvolvimento. Percebemos que os anos vão se passando e aquelas músicas que conhecemos quando somos crianças, vão ficando para trás. A literatura precisa ser evidenciada na literatura infantil, porque sem essa base, tudo fica mais difícil”, comentou.
Apaixonada por leitura, a aluna do segundo período, Clara Guimarães, disse que adorou poder fazer parte desse momento. “Foi muito legal, gosto de fazer parte do projeto e fico ainda mais feliz quando a minha família pode ver a apresentação”, declarou.
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte