Manaus
Prefeitura de Manaus reforça importância da vacinação contra o sarampo após novos casos no país

Publicado
1 mês atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Prefeitura de Manaus, por meio da Gerência do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), emitiu, no último sábado, 15/3, uma nota informativa voltada para os profissionais da rede municipal de saúde, com as recomendações para a intensificação das ações de vigilância contra o sarampo. O documento também alerta a população para a importância de manter a vacinação contra a doença em dia.

Fotos – Divulgação/Semsa
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que as recomendações se tornaram urgentes após a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmar dois casos de sarampo em crianças menores de um ano, não vacinadas com a tríplice viral. “Esse é um fato que acende um alerta imediato, pois o sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e todos precisamos estar alertas para evitar que casos ocorram em Manaus”, enfatizou.
De acordo com a secretária, a principal orientação para a população é manter o calendário de vacinação em dia. A vacina contra o sarampo é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em Manaus está disponível em mais de 160 unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento desses locais podem ser consultados pelo link bit.ly/SalasVacina-Manaus.
Shádia Fraxe ressalta que a vacina faz parte do calendário básico de vacinação das crianças, com esquema vacinal de duas doses, que devem ser tomadas nas idades corretas: a primeira aos 12 meses de idade (tríplice viral) e a segunda aos 15 (tetra viral). “A vacina é a forma mais segura de proteção contra o sarampo, toda criança precisa estar com essa vacina em dia e com a proteção garantida”, alerta a gestora.
Pessoas fora dessa faixa etária, que não tomaram a vacina contra o sarampo, devem procurar uma unidade de saúde. “Quem tem entre cinco e 59 anos e não possui nenhuma comprovação de que tomou alguma dose da vacina contra o sarampo, precisa procurar uma unidade básica de saúde para que o caso seja avaliado e as doses recomendadas sejam aplicadas, se necessário”, orienta Shádia.
Para os profissionais de saúde, a nota destaca as recomendações que deverão ser adotadas em casos de suspeita da doença, como orientação sobre o isolamento hospitalar ou domiciliar do caso suspeito durante o período de transmissibilidade, a condução de investigação de caso, a aplicação de vacinação de bloqueio nos contatos suscetíveis, entre outras.
Cobertura vacinal
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, afirma que Manaus vem cumprindo a recomendação do Ministério da Saúde com relação à cobertura vacinal contra o sarampo. “O órgão recomenda que 95% das crianças com idade até 12 meses estejam vacinadas contra a doença e a capital do Amazonas possui 98,55% de cobertura para essa vacina, percentual superior à meta”.
Djalma destaca que as últimas notificações de sarampo em Manaus ocorreram entre janeiro e março de 2020, com seis casos no total, todos de pessoas que vieram de outras localidades e já chegaram à cidade com a doença.
O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, transmitida de uma pessoa doente para outra por secreções respiratórias ao falar, tossir ou respirar. Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. A doença pode evoluir para complicações como pneumonia, encefalite e até o óbito.
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus reforça apoio ao Festival de Teatro do Amazonas em reunião com a Fetam
Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia
UBS Silvio Santos realiza ação do Abril Verde com foco na saúde do trabalhador
Prefeito David Almeida reforça papel de Manaus na agenda climática no Encontro da Amazônia Legal
Manaus prepara estrutura para Marcha para Jesus 2025, com apoio da Prefeitura
Prefeito David Almeida participa de agenda da FNP rumo à COP30