Publicado
11 meses atrásno
Em preparação para o período festivo do Carnaval, a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está intensificando as ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Essas iniciativas abrangerão não apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas também escolas, feiras, praças, Terminais de Ônibus, bem como os locais onde ocorrerão os desfiles de blocos carnavalescos e das Escolas de Samba.
Antônia Thayná Silva, chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais da Semsa, detalha que a estratégia visa alertar a população sobre os riscos à saúde e ampliar a disponibilidade de serviços voltados à prevenção e controle das ISTs, já existentes na rede municipal.
A campanha deste ano seguirá a abordagem da Prevenção Combinada, alinhada à estratégia adotada pelo Ministério da Saúde. Esta estratégia envolve diversas medidas, desde a distribuição de preservativos até a oferta de testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C.
Além disso, a Prevenção Combinada engloba simultaneamente outras ações, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Também inclui a administração de vacinas contra o vírus HPV e a Hepatite B, a prevenção da transmissão vertical durante a gestação, parto e amamentação, o tratamento de ISTs e hepatites virais, a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas, além de educação em saúde.
Antônia Thayná Silva enfatiza que o Carnaval aumenta a exposição às ISTs, e a Prevenção Combinada é uma maneira de minimizar os riscos de transmissão. Contudo, destaca a importância de levar em consideração a realidade individual, contextos específicos e o momento de vida de cada pessoa, visando o cuidado integral em saúde.
No ano de 2023, Manaus notificou cerca de 8.000 casos de ISTs, excluindo gestantes. Os registros incluíram 3.254 casos de sífilis, 1.339 casos de HIV, 413 casos de Aids, 368 casos de Hepatites (A, B, C e D), 464 casos de síndrome de corrimento uretral masculino e 732 casos de síndrome do corrimento cervical.
A meta da campanha no Carnaval é evitar novos casos de ISTs, com o uso do preservativo sendo destacado como uma das principais formas de prevenção. A Semsa disponibiliza o preservativo interno para mulheres e o preservativo externo para homens durante todo o ano, intensificando a distribuição desses insumos durante o período carnavalesco. Além de proteger contra as ISTs, o preservativo também contribui para evitar gravidez não planejada.
A programação contará com o apoio dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, além do envolvimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no esforço conjunto para promover a saúde sexual e prevenir as ISTs durante o Carnaval de 2024.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Unidades móveis de saúde ampliam atendimento em bairros de Manaus
Prefeitura de Manaus se une à operação Rodovida para prevenir acidentes de trânsito
Campanha antirrábica de Manaus prorroga vacinação até janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus leva Natal solidário à comunidade Bom Sucesso na zona rural
Operação ‘Natal com Saúde’: Visa Manaus apreende 200 kg de alimentos impróprios e autua seis comércios
Réveillon Manaus 2025: Prefeitura amplia frota de ônibus para atender três zonas da cidade