Manaus
Prefeitura intensifica fiscalização e autua caminhões por circulação irregular em Manaus

Publicado
4 semanas atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou, nesta quinta-feira, 10/4, a fiscalização de veículos pesados na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul. A ação teve como foco principal o cumprimento da restrição de horário para circulação de caminhões na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC).

Fotos – Divulgação/IMMU
Durante a operação, os agentes de trânsito monitoraram e abordaram veículos que transitavam em desacordo com as normas estabelecidas. Foram registradas 13 autuações específicas por circulação irregular de caminhões e outras 12 autuações diversas, totalizando 25 infrações.
De acordo com o diretor de Fiscalização de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a fiscalização tem impacto direto na segurança viária e na mobilidade urbana. “Essa é uma ação de rotina, mas muito proveitosa e colaborativa para a circulação dos veículos menores. Ela evita acidentes e melhora significativamente a fluidez do trânsito na cidade”, destacou Ventilari.
Zona Máxima
Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. As medidas são estratégicas, pois visam reduzir o congestionamento em horários de pico e prevenir o desgaste excessivo do pavimento, contribuindo para a preservação da infraestrutura viária e para a segurança de todos que compartilham o espaço urbano.
Autorização
A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, Cachoeirinha, das 8h às 14h.
Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.
Você Poderá Gostar
‘Maio Amarelo’: Manaus intensifica ações de segurança viária no conjunto Manoa
Manaus apresenta 10 experiências exitosas na 6ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”
Professores da Prefeitura de Manaus recebem formação em robótica para aprimorar aulas
Prefeitura celebra Dia das Mães com shows gratuitos de José Augusto e Gilliard
Bosque da Ciência completa 30 anos e reforça papel no turismo sustentável de Manaus
Corrida da Mulher Amazônica altera trânsito na zona Centro-Sul no domingo, 11/5