Prefeitura investe em educação inclusiva com novo Jardim Sensorial em creche da Zona Sul - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 18 de janeiro de 2025

Manaus

Prefeitura investe em educação inclusiva com novo Jardim Sensorial em creche da Zona Sul

Publicado

no

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou, na segunda-feira, 9/12, o “jardim sensorial” da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, no bairro Santa Luzia, zona Sul. O objetivo do espaço é promover o desenvolvimento sensorial das crianças, especialmente aquelas com deficiência, por meio de uma imersão sinestésica em contato direto com a natureza.

O jardim sensorial é um espaço lúdico e educativo projetado para envolver os sentidos das crianças por meio de elementos naturais. Com uma variedade de plantas, flores e ervas, oferece estímulos táteis, visuais, olfativos e auditivos. Desde o toque suave das folhas até os sons tranquilos dos ventos, cada cantinho do jardim convida as crianças a explorar e a aprender de forma intuitiva.

Fotos – Ulisson Santos / Semed

De acordo com a gestora da creche, Jucilene Seixas, o ambiente foi especialmente pensado para atender as necessidades das crianças do maternal 1, 2 e 3.

Para os pequenos, o jardim sensorial se torna uma verdadeira sala de aula ao ar livre, onde aprendem sobre a diversidade das plantas, o ciclo da vida e a importância do cuidado com o meio ambiente. Ao incentivar o contato direto com as plantas e a terra, o jardim desperta nas crianças um senso de responsabilidade ambiental. Elas aprendem sobre o cuidado com as plantas e a importância de preservar o meio ambiente desde cedo, absorvendo lições que levarão para toda a vida”, relatou a gestora.

Na ocasião, a professora e coordenadora do projeto, Maria Raquel, responsável pela implantação do jardim, explicou que a criação do espaço é uma forma de as crianças terem contato com a natureza e os estímulos sensoriais ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos com deficiências físicas e sensoriais.

“Queremos que as crianças se sintam conectadas com o mundo natural. O jardim sensorial é um local onde elas podem tocar, sentir e entender o impacto de nossas ações no meio ambiente. O objetivo é cultivar um respeito profundo pela natureza”, comentou a professora.

O espaço foi projetado para atender, também, crianças com necessidades educacionais especiais. O contato com a natureza e os estímulos sensoriais ajudam a promover o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com deficiências físicas ou sensoriais. O jardim oferece atividades adaptadas, como o toque em diferentes texturas, a percepção de aromas e o incentivo à exploração auditiva.

Fotos – Ulisson Santos / Semed

Thays Salazar, mãe do aluno Gael Oliveira, do maternal 3, destacou a importância de espaços como o jardim sensorial para o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais das crianças da creche.

“Para as crianças com dificuldades de comunicação ou mobilidade, este tipo de ambiente é fundamental. Ele oferece uma forma de aprendizagem que respeita as limitações de cada um, sem deixar de ser divertido e educativo”, afirmou Thays.

Ao integrar educação, natureza e inclusão, o jardim sensorial se torna uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para serem cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações