Prefeitura realiza campanha para conservação de livros didáticos na zona rural - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quarta, 23 de abril de 2025

Manaus

Prefeitura realiza campanha para conservação de livros didáticos na zona rural

Publicado

em

Com objetivo de incentivar o cuidado com os livros usados em sala de aula, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 22/4, a “Campanha de Conservação do Livro Didático”, na Escola Municipal Ester, localizada no km 8 da BR-174, zona rural da capital amazonense.

Fotos – Divulgação/ Semed

Durante a ação, os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, participaram de atividades educativas, como a criação de cartazes e palestras sobre a importância de preservar o material escolar. Além disso, cada estudante encapou seus próprios livros e personalizou as capas com desenhos, tornando o momento divertido e cheio de criatividade.

Na oportunidade, a gestora da escola, Erika Araújo, comentou sobre a importância da conservação dos livros didáticos.

“Anualmente, nossa escola realiza uma campanha para conservar os livros didáticos, especialmente os de História, Geografia e Ciências do 4º e 5º ano, que são reutilizados. A programação inicia em fevereiro com ações de conscientização e incentivo às famílias para encapar os livros. Quando necessário, a escola organiza uma atividade colaborativa onde alunos mais velhos ajudam os menores, promovendo cooperação e responsabilidade”, afirmou a gestora da unidade escolar.

A iniciativa busca fortalecer o apoio ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e mostrar a importância do livro didático como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Além disso, também busca incentivar o cuidado com os materiais que são patrimônio de todos.

Para a aluna do 3º ano, Ruth Alcântara, o cuidado com os livros é muito importante. Ela destaca alguns cuidados necessários.

“Os livros são muito importantes para nós aprendermos. Não podemos rasgar, riscar ou amassar, porque outras pessoas também vão usá-los. E, inclusive, nós mesmos podemos precisar deles depois. É importante guardar direitinho, cuidar com carinho, porque se estragar, a gente pode querer ler de novo e não vai ter mais”, comentou a aluna.

A professora Cilene de Sá, ressaltou que encapar os livros didáticos ajuda a protegê-los e prolongar sua vida útil, permitindo sua reutilização em sala de aula.

“Essa ação desenvolveu a organização e a responsabilidade dos nossos alunos, tornando o processo mais produtivo com a personalização das capas. A campanha tem mostrado bons resultados, como menos livros danificados, maior conscientização dos estudantes e maior envolvimento dos pais, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade escolar”, contou a professora Cilene.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações