Manaus
Prefeitura realiza campanha para conservação de livros didáticos na zona rural

Publicado
3 semanas atrásem
Por
Juliana Aguirre
Com objetivo de incentivar o cuidado com os livros usados em sala de aula, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 22/4, a “Campanha de Conservação do Livro Didático”, na Escola Municipal Ester, localizada no km 8 da BR-174, zona rural da capital amazonense.

Fotos – Divulgação/ Semed
Durante a ação, os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, participaram de atividades educativas, como a criação de cartazes e palestras sobre a importância de preservar o material escolar. Além disso, cada estudante encapou seus próprios livros e personalizou as capas com desenhos, tornando o momento divertido e cheio de criatividade.
Na oportunidade, a gestora da escola, Erika Araújo, comentou sobre a importância da conservação dos livros didáticos.
“Anualmente, nossa escola realiza uma campanha para conservar os livros didáticos, especialmente os de História, Geografia e Ciências do 4º e 5º ano, que são reutilizados. A programação inicia em fevereiro com ações de conscientização e incentivo às famílias para encapar os livros. Quando necessário, a escola organiza uma atividade colaborativa onde alunos mais velhos ajudam os menores, promovendo cooperação e responsabilidade”, afirmou a gestora da unidade escolar.
A iniciativa busca fortalecer o apoio ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e mostrar a importância do livro didático como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Além disso, também busca incentivar o cuidado com os materiais que são patrimônio de todos.
Para a aluna do 3º ano, Ruth Alcântara, o cuidado com os livros é muito importante. Ela destaca alguns cuidados necessários.
“Os livros são muito importantes para nós aprendermos. Não podemos rasgar, riscar ou amassar, porque outras pessoas também vão usá-los. E, inclusive, nós mesmos podemos precisar deles depois. É importante guardar direitinho, cuidar com carinho, porque se estragar, a gente pode querer ler de novo e não vai ter mais”, comentou a aluna.
A professora Cilene de Sá, ressaltou que encapar os livros didáticos ajuda a protegê-los e prolongar sua vida útil, permitindo sua reutilização em sala de aula.
“Essa ação desenvolveu a organização e a responsabilidade dos nossos alunos, tornando o processo mais produtivo com a personalização das capas. A campanha tem mostrado bons resultados, como menos livros danificados, maior conscientização dos estudantes e maior envolvimento dos pais, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade escolar”, contou a professora Cilene.
Você Poderá Gostar
Prefeito David Almeida vistoria fase final do complexo viário Rei Pelé
Prefeitura de Manaus oferece 60 vagas gratuitas para curso de secretariado
Prefeitura de Manaus realiza seletivas com 500 alunos para a 26ª Municipíadas
Zona Norte recebe 20 toneladas de asfalto em obra da Prefeitura de Manaus
Visa Manaus autua supermercado após denúncias de irregularidades sanitárias
Prefeitura de Manaus realiza recuperação de drenagem profunda no bairro Santa Etelvina