Manaus
Prefeitura realiza campanha para conservação de livros didáticos na zona rural

Publicado
17 horas atrásem
Por
Juliana Aguirre
Com objetivo de incentivar o cuidado com os livros usados em sala de aula, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 22/4, a “Campanha de Conservação do Livro Didático”, na Escola Municipal Ester, localizada no km 8 da BR-174, zona rural da capital amazonense.

Fotos – Divulgação/ Semed
Durante a ação, os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, participaram de atividades educativas, como a criação de cartazes e palestras sobre a importância de preservar o material escolar. Além disso, cada estudante encapou seus próprios livros e personalizou as capas com desenhos, tornando o momento divertido e cheio de criatividade.
Na oportunidade, a gestora da escola, Erika Araújo, comentou sobre a importância da conservação dos livros didáticos.
“Anualmente, nossa escola realiza uma campanha para conservar os livros didáticos, especialmente os de História, Geografia e Ciências do 4º e 5º ano, que são reutilizados. A programação inicia em fevereiro com ações de conscientização e incentivo às famílias para encapar os livros. Quando necessário, a escola organiza uma atividade colaborativa onde alunos mais velhos ajudam os menores, promovendo cooperação e responsabilidade”, afirmou a gestora da unidade escolar.
A iniciativa busca fortalecer o apoio ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e mostrar a importância do livro didático como uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Além disso, também busca incentivar o cuidado com os materiais que são patrimônio de todos.
Para a aluna do 3º ano, Ruth Alcântara, o cuidado com os livros é muito importante. Ela destaca alguns cuidados necessários.
“Os livros são muito importantes para nós aprendermos. Não podemos rasgar, riscar ou amassar, porque outras pessoas também vão usá-los. E, inclusive, nós mesmos podemos precisar deles depois. É importante guardar direitinho, cuidar com carinho, porque se estragar, a gente pode querer ler de novo e não vai ter mais”, comentou a aluna.
A professora Cilene de Sá, ressaltou que encapar os livros didáticos ajuda a protegê-los e prolongar sua vida útil, permitindo sua reutilização em sala de aula.
“Essa ação desenvolveu a organização e a responsabilidade dos nossos alunos, tornando o processo mais produtivo com a personalização das capas. A campanha tem mostrado bons resultados, como menos livros danificados, maior conscientização dos estudantes e maior envolvimento dos pais, fortalecendo a parceria entre escola e comunidade escolar”, contou a professora Cilene.
Você Poderá Gostar
Manaus prepara estrutura para Marcha para Jesus 2025, com apoio da Prefeitura
Prefeito David Almeida participa de agenda da FNP rumo à COP30
Obras na rua Doutor Machado entram na reta final com nova drenagem e passeio público
Prefeito David Almeida vistoria UBSs na zona Oeste e confirma entregas até setembro
Prefeito David Almeida anuncia reinauguração da Feira do São Jorge nesta quinta-feira (24/4)
Manaus confirma 16 novos casos de dengue e um de mayaro na última semana