Brasil
Prêmio Grande Otelo 2025: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor da noite
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi o grande destaque da 24ª edição do Prêmio Grande Otelo, entregue na noite de quarta-feira (30), na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A cerimônia celebrou o cinema brasileiro em uma noite marcada por homenagens, discursos emocionados e reconhecimento ao talento nacional.
Logo nas primeiras premiações, Walter Salles subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Trilha Sonora em nome do músico americano Warren Ellis. Segundo o diretor, Ellis ficou honrado com a indicação e buscou traduzir na trilha sonora o espírito de resistência da personagem Eunice Paiva.
A cerimônia, apresentada pelas atrizes Isabel Fillardis e Bárbara Paz, celebrou diferentes fases do cinema nacional. A cantora Duda Brack interpretou clássicos como O Que É Que a Baiana Tem?, Bye Bye Brasil e É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo, esta última, música tema de Ainda Estou Aqui.
Entre os destaques da noite, Selton Mello foi premiado por sua atuação como Rubens Paiva e fez um discurso emocionado, relembrando a estreia do filme no Festival de Veneza. Fernanda Torres também recebeu prêmio por sua interpretação de Eunice Paiva, papel que ela definiu como transformador. A atriz destacou a força da personagem e o aprendizado em trabalhar com Walter Salles.
Outros vencedores incluíram Sérgio Machado, que recebeu prêmios por Arca de Noé (Melhor Animação) e 3 Obás de Xangô (Melhor Documentário). O diretor Fernando Fraiha foi reconhecido por Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa como Melhor Longa Infantil. O jovem ator Isaac Amendoim, também integrante do elenco, emocionou o público com um discurso sincero de agradecimento.
Walter Salles recebeu o prêmio de Melhor Direção e encerrou a noite ao lado da equipe ao ser anunciado como vencedor na principal categoria: Melhor Filme. Em seu discurso, o cineasta dedicou o troféu à equipe do longa e prestou homenagem ao crítico de cinema José Carlos Avellar.
“Se eu estou aqui agora é porque essa equipe esteve na mesma artéria criativa. Eles também são autores desse filme”, afirmou.
O Prêmio Grande Otelo é organizado pela Academia Brasileira de Cinema e homenageia os principais nomes da produção audiovisual nacional.








