O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva esteve participando de uma reunião do G7 como convidado e aproveitou para conversar novamente com o Primeiro Ministro do Japão Fumio Kishida sobre o visto solicitado para que brasileiros entrem no Japão.
A partir dessa conversa, agora o Japão pretende isentar brasileiros da necessidade de visto para a entrada no país. O comunicado foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão após o encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, neste sábado (20).
“O primeiro-ministro Kishida anunciou que o governo do Japão iniciaria procedimentos para a introdução da isenção de visto de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil”, diz o comunicado. O prazo estudado, no entanto, ainda não foi informado.
Recentemente o Brasil anunciou que vai voltar a exigir o documento para turistas japoneses a partir de 1º de outubro – exigência que havia sido retirada em 2019, durante o governo Bolsonaro. No entanto, o Itamaraty resolveu voltar a pedir o documento com base no princípio da reciprocidade, já que brasileiros precisam de visto para ingressar no Japão.
Agora que o Brasil está de volta ao cenário internacional, nem o Japão exigirá dos brasileiros e nem o Brasil exigirá dos japoneses.
Primeiro ministro Japonês vai isentar visto para brasileiros após diálogo com Presidente Lula