O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), participou na última terça-feira (3/9) da formatura da terceira turma do projeto “Procuradoras Legais”. A iniciativa, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, já capacitou 182 mulheres de diversas zonas de Manaus, fortalecendo sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.
Durante a cerimônia, Roberto Cidade ressaltou a importância do projeto idealizado pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), atual procuradora especial da Mulher, e reforçou o compromisso do Legislativo Estadual em apoiar a capacitação feminina. O objetivo é empoderar as mulheres para que possam romper o ciclo de violência e se tornem multiplicadoras de informações sobre seus direitos e a rede de proteção disponível no Amazonas.
Imagem: Divulgação
“O trabalho da deputada Alessandra Campelo à frente da Procuradoria da Mulher é exemplar. Ela tem sido uma líder atuante e competente, e o projeto ‘Procuradoras Legais’ é uma prova disso. Essa iniciativa foi abraçada por todos nós da Assembleia e desempenha um papel social fundamental. As mulheres merecem respeito e oportunidades em qualquer lugar que estejam. Aproveitem ao máximo essa chance que a Aleam está proporcionando. Vocês, procuradoras legais, têm agora a missão de atuar em seus bairros e comunidades, ajudando outras mulheres que precisam. Este parlamento e o nosso mandato estarão sempre à disposição”, declarou o presidente da Aleam.
O projeto “Procuradoras Legais” visa difundir o conhecimento sobre os direitos das mulheres e o funcionamento da rede de proteção existente no estado. Além disso, o programa capacita lideranças femininas para que saibam como acessar e orientar outras mulheres sobre os serviços prestados pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam. A atuação da Procuradoria conta com o apoio de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público Estadual (MPE/AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
A Procuradoria já alcançou mulheres de vários bairros de Manaus, incluindo Parque São Pedro, Jesus Me Deus, Cidade Nova e Bairro da Paz, reforçando o compromisso da Aleam com a promoção dos direitos das mulheres e o combate à violência.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação