Quais são as diferenças visíveis entre um crocodilo e um jacaré? A primeira de todas é que se você cair na água, e sobreviver com ele há meio metro, então era um jacaré.
Dito isto, saiba que os crocodilianos surgiram há cerca de 200 milhões de anos, sendo um grupo evolutivamente conservador. Formam a atual ordem Crocodylia pertencente à subclasse Archeosauria, a mesma dos dinossauros e das aves.
Esses dois crocodilianos são de famílias distintas: Família Crocodylidae (os crocodilos) e Alligatoridae (os jacarés). Vivem entre 80 e 100 anos. Não temos crocodilos aqui no Brasil. Os crocodilos têm um focinho mais alongado e afilado, enquanto os jacarés um focinho mais largo e arredondado (e um pescoço menor em comparação).
Os dentes dos crocodilos são alinhados, enquanto os do jacaré não e os do jacaré também não são muito longos. Quando o jacaré fecha a boca, não se vê os seus dentes, já os dos crocodilos ficam visíveis.
Os jacarés só vivem em água doce, os crocodilos tanto em água doce quanto em água salgada. Os crocodilos são muito comuns na África, Ásia e Oceania. Temos seis espécies de jacaré aqui no Brasil:
jacaré-açu ou jacaré-gigante (Melanosuchus niger);
jacaretinga (Caiman crocodilus);
jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus e Paleosuchus palpebrosus);
jacaré do pantanal (Caiman yacare),
jacaré do papo amarelo (Caiman latirostris).
Abaixo é possível ver o jacaré à esquerda e o crocodilo à direita.