Famosos, TV e Internet
Rapper Oruam deixa prisão após mais de dois meses detido; fãs o recebem com festa

O rapper Oruam deixou na tarde desta segunda-feira (29/9) a Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, após estar detido desde 22 de julho, acusado de seis crimes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que ele sai da unidade prisional e é recebido em clima de celebração pelos fãs. Nas imagens, é possível ver Oruam sendo acompanhado por seguranças, o abraço com MC Poze do Rodo e o encontro com a noiva, Fernanda, que o cumprimenta com um beijo. MC Cabelinho também estava presente.
O rapper foi preso enquanto agentes da Polícia Civil cumpriam um mandado de busca e apreensão contra um adolescente conhecido como “Menor Piu”, apontado como integrante do grupo de seguranças de Edgar Alves de Andrade, o Doca, e suspeito de participação em roubos de carros no Rio. Oruam foi acusado de tentar impedir a operação.
Entenda a decisão judicial
A soltura foi autorizada pelo ministro Joel Ilan Paciornik, que acolheu o pedido da defesa na última sexta-feira (26/9). Segundo o magistrado, a decisão que decretou a prisão preventiva se baseava em argumentos genéricos sobre risco de fuga ou novos crimes, sem fundamentação sólida.
Paciornik destacou ainda que Oruam é réu primário e se apresentou voluntariamente para cumprir o mandado de prisão. Por isso, a prisão preventiva foi substituída por medidas cautelares, que ele precisará cumprir enquanto o recurso da defesa não é julgado.
Medidas cautelares impostas
-Comparecimento mensal ao juízo e manutenção de residência fixa.
-Proibição de acessar o Complexo do Alemão e outras áreas de risco.
-Distância mínima de 500 metros de “Menor Piu” e demais acusados.
-Limite de saída da comarca a sete dias sem autorização judicial.
-Recolhimento domiciliar noturno das 20h às 6h.
-Uso de tornozeleira eletrônica monitorada pela Seap.