A ex atriz Regina Duarte fez uma postagem nas redes sociais atacando o povo indígena Yanomami em plena crise humanitária pela qual os indígenas estão passando. A bolsonarista usou as redes sociais para justificar que as crianças Yanomamis estariam desnutridas e morrendo de fome devido, ao que ela entende como, a má alimentação.
“A infância desamparada dos Yanomamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixes”, disparou Regina, a nova nutróloga do Instagram.
Esse discurso negacionista tem sido espalhado pelos “patriotas”, que desacreditam da crise humanitária vivida nas comunidades indígenas de Roraima. Em alguns casos até mesmo a existência dos índios yanomamis foi colocada em dúvida.
A publicação postagem da ex ministra de Bolsonaro recebeu diversas críticas dos internautas, inclusive de colegas de profissão. “Sua postagem é cruel. Onde será que foi morar a Regina amorosa que conhecíamos? Que postagem é essa?!”, se espantou a atriz Elisa Lucinda.
“Regina, sua atitude é inexplicável! Você é mãe, avó! Respeite a inteligência de quem lê suas postagens e te seguem! Respeite o povo Yanomami!”, implorou o ator Paulo Betti, que já havia feito críticas recentes à atriz. Ele também cita a jornalista Eliane Brum, que “vive perto dos Yanomamis”.
“Pois é, velha demente. Agora eles não podem mais plantar, porque as terras são compulsivamente invadidas, e não podem mais pescar, porque seus rios estão envenenados com os dejetos do garimpo…. Mas é claro que você sabe disso, é só maldade mesmo e falta de caráter”, completou o ator Eddie Coelho.
José de Abreu também não deixou passar batido a situação de Regina Duarte. “Quando disse que você não valia nada, me criticaram”, lembrou o ator.
Não contente com a enxurrada de mensagens refutando o argumento, a atriz compartilhou no domingo (29/1) outra fake news sobre o assunto. Desta vez, ela traz uma “reportagem” de um suposto deputado venezuelano, que afirma que os Yanomamis desnutridos seriam refugiados que cruzaram a fronteira.
Antes, as fake news tinham o objetivo de atacar Lula e o STF. Agora, o foco é livrar Bolsonaro de culpa na investigação de crime de genocídio.
Regina Duarte demonstrou um completo desprezo pela situação vivida pelo povo Yanomami por conta da invasão do garimpo em suas terras.
Imagem: Reprodução