Publicado
1 ano atrásno
Mês do Folclore chegando e fizemos um vídeo especial para quem está buscando sobre Lendas Amazônicas.
A vasta e misteriosa floresta amazônica é o lar de inúmeras lendas e mitos que encantam gerações com suas narrativas fantásticas. Essas histórias são passadas de boca em boca há séculos, carregando a rica cultura e a sabedoria dos povos que habitam a região. Neste vídeo, apresentaremos nove lendas amazônicas que vão do encantador ao assustador.
As lendas que serão abordadas aqui são : Lenda do Curupira, Lenda da Iara, Lenda da Matinta Perera, Lenda do Boto Cor de Rosa, Lenda Mapinguari, Lenda do Boitata, Lenda da Vitória Régia, Lenda da Caipora e a Lenda do Capelobo. Para conhecer as lendas de forma mais aprofundada, procure aqui em nosso canal a playlist de Lendas Amazônicas que estamos constantemente atualizando. Para se ter ideia, são mais de 100 lendas amazônicas, ou seja, sempre tem atualização lá.
Outra coisa, para ilustrar o vídeo (final da matéria), usei as ilustrações do Theo Manito, que gerou as imagens a seguir através de inteligência artificial e chegou em um resultado muito bom de verdade, logo, se você quiser as imagens, procure no perfil dele no Facebook.
O Curupira é um ser protetor da floresta e dos animais. Dotado de cabelos de fogo e pés virados para trás, ele atrai e confunde os caçadores que adentram a mata, para proteger os animais. Acredita-se que quem tentar caçar de forma desrespeitosa será castigado pelo Curupira. Portanto, sempre que algum desavisado faz baderna na mata, ele acaba sendo castigado pelo Curupira.
A Iara é uma sereia sedutora que vive nos rios e encanta os homens com sua beleza e canto hipnotizante. Ela os atrai para as profundezas das águas, onde os afoga. A lenda adverte sobre os perigos das águas traiçoeiras da região amazônica. Tem aqui no canal um vídeo bem detalhado sobre a Lenda da Iara. Depois assiste pra aprender mais.
A Matinta Perera é uma velha feiticeira que se transforma em uma ave noturna para assombrar as pessoas. Ela tem um grito assustador nas madrugadas, alguns contam que ela assobia, sempre em busca de tabaco e dizem que, se alguém descobrir sua verdadeira identidade, ela lhe fará revelações misteriosas. Também já tem aqui no canal um vídeo bem detalhado sobre a Lenda da Matinta Perera. Depois assiste pra aprender mais.
O Boto Cor de Rosa é uma criatura mágica que assume a forma de um belo homem durante as festas noturnas na beira dos rios. Ele seduz as jovens e as leva para o fundo das águas. Diz a lenda que os filhos nascidos desses encontros são dotados de poderes especiais. A lenda do boto detalhada também já está em nosso canal.
O Mapinguari é uma criatura gigantesca e peluda, com um único olho no meio da testa e uma boca na barriga. Ele emite sons aterrorizantes e fede demais. O Mapinguari, assim como o Curupira, são considerados um guardião da floresta, temido por muitos que evitam suas áreas de caça. No momento em que estou gravando essa lista, ainda não está em nossos acervos, mas já está na lista para ser produzida.
O Boitata é uma serpente de fogo que percorre as noites da Amazônia. O Boitatá é tem o formato de uma cobra que expele fogo para proteger as florestas daqueles que querem destruí-las. Boitatá, na língua Tupi-Guarani, significa mboi – “cobra” e tata – “fogo”. Assim como a lenda do Curupira e as outras 3 que virão a frente ainda não está em nossos acervos, mas já está na lista para serem produzidas.
A Vitória Régia é uma planta aquática majestosa que encanta com suas enormes folhas flutuantes. A lenda busca explicar a origem desta flor. Tudo começa com uma jovem nativa chamada Naiá que acaba se apaixonando pela Lua, que se chama Jaci. Um dia, Naiá acaba vendo o reflexo da lua no rio Igarapé e pensa que é seu amado, e sem pensar duas vezes, pula dentro d’água e acaba se afogando. Jaci para compensar a tragédia, decide compensá-la por sua dedicação e posterior sacrifício e a transforma na vitória-régia, uma flor que apenas abre suas pétalas durante a noite, como se quisesse contemplar o luar. Essa é uma história triste,e que também já está em nossa lista para ser produzida.
A Caipora é um espírito brincalhão e protetor da floresta. Ela pode ajudar ou atrapalhar os caçadores, dependendo de como são tratados os animais e a natureza. Quem é respeitoso e cuidadoso é abençoado pela Caipora. A criatura também é conhecida por fumar muito e, por isso, a lenda diz que alguns caçadores podem ser perdoados caso façam uma oferta de fumo. A Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua autorização, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite. Por ser muito veloz às vezes as pessoas apenas sentem a Caipora como se fosse uma rajada de vento no mato. A lenda da Caipora também já está no forninho, então se inscreve pra ser notificado quando a gente lançar!
O Capelobo é um ser fantástico que vive nas profundezas da floresta. Com seu corpo peludo e olhos brilhantes, ele é temido pelos moradores locais. Acredita-se que o Capelobo protege a floresta e os animais de caçadores inescrupulosos. A lenda do Capelobo possui muitas semelhanças com a do lobisomem. Por isso, alguns folcloristas dizem que ele é o lobisomem da Amazônia. Em algumas tribos indígenas acredita-se que alguns índios possuem a capacidade de se transformarem em Capelobo! Logo logo a gente fará essa lenda pro nosso canal também.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça os principais deuses da mitologia indígena brasileira
Confira 6 lendas brasileiras pouco conhecidas!
The Legend of Caipora: The Guardian of the Forest!
Lenda Urbana com Inteligência Artificial : A Lenda de Ratanabá
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Cobra Norato e Maria Caninana
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet