Publicado
2 anos atrásno
A “Paris dos Trópicos”, a exemplo da Paris europeia, também pode ser chamada de “Cidade Luz”, pois mais de 2 milhões de piscas ornamentam diversos pontos da cidade durante o período natalino. Manaus está iluminada de uma forma nunca antes vista, refletindo as cores, alegria e magia deste período festivo, que emociona e traz consigo significados de vida, união, fé e esperança.
Uma série de esculturas, pinturas e luzes evidenciam os símbolos do Natal no Complexo Turístico da Ponta Negra (Zona Oeste), Largo de São Sebastião (Centro), em diversas avenidas e em 38 comunidades ribeirinhas, causando admiração e encanto em todos que passam por estes espaços que se tornaram uma verdadeira ocupação artística.
Em escala gigantesca, árvores natalinas, trenós, renas, papais noéis, globos de neve, estrelas, soldadinhos de chumbo e claro, presépios fazem parte do conjunto de obras artísticas, que ganham ainda mais exuberância com a iluminação cênica.
São cenários lúdicos e instagramáveis que além de embelezar a cidade, geram emprego e renda para trabalhadores que fazem parte de diversas cadeias produtivas, como o turismo, cultura e economia criativa.
Na Ponta Negra, um portal dá as boas-vindas aos visitantes do complexo turístico e anuncia a grandiosidade da ornamentação presente ao longo de seus mais de 2 quilômetros de extensão. De longe é possível avistar a estrela que compõe a Árvore de Natal que conta com 38 metros de altura com iluminação sincronizada. Já no anfiteatro, um papai Noel, sentado em um trenó puxado por renas, ocupa a cobertura, enquanto na parte superior do palco, um brilhante Jesus, Maria e José. No gramado, 19 grandes esculturas formam o maior presépio com movimento do Brasil, sendo a mais alta delas, um anjo de 14 metros. Um túnel de luz complementa a decoração natalina da Ponta Negra.
Com 55 metros de comprimento por 12 de largura, totalmente iluminada, inclusive o rebocador, uma Balsa com uma árvore natalina de 24 metros, presépio, renas, Papai Noel, guirlandas e outros elementos natalinos, está percorrendo 38 comunidades ribeirinhas, levando a alegria deste período para quem mora em localidades mais distantes. A sensibilidade do Poder Público rompeu as barreiras de uma logística complexa e democratizou a experiência do clima natalino, onde além da ornamentação da balsa, milhares de brinquedos e cestas básicas estão sendo entregues.
A concepção artística da ornamentação do Natal 2022 de Manaus é grifada por Rossy Amoedo, artista reconhecido internacionalmente por suas obras no Festival Folclórico de Parintins, Carnaval do Rio de Janeiro, Cerimônia de Abertura das Olimpíadas, Cerimônia de Abertura de Jogos Pan-americanos e parques temáticos em Boa Vista e em outras cidades do Brasil. O projeto artístico que teve início no mês de junho, envolveu diversos setores da produção e teve diversos desafios, conforme relata o artista.
“Nós tínhamos uma missão a ser cumprida neste Natal, a responsabilidade de superar a ornamentação de 2021, por isso, a concepção do projeto foi idealizada a partir de elementos arrojados de design, ocupando da melhor forma cada espaço com componentes inéditos, mesclando uma ornamentação tradicional com um Natal mais contemporâneo. Por exemplo, a árvore do Largo de São Sebastião trouxe elementos tridimensionais formados a partir de caixas de presentes. O Secretário de Cultura Marcos Apolo e o Secretário Executivo Cândido Jeremias, sugeriram que os elementos fossem lúdicos e que evidenciasse o romantismo e charme do Largo, encantando as famílias que passassem por lá”, contou Rossy Amoedo.
“Já para o Complexo Turístico da Ponta Negra, o Prefeito de Manaus, David Almeida, inovou ao solicitar um projeto artístico para os mais de 2 quilômetros do passeio público. Outro pedido do prefeito, era para que no aniversário de Manaus, aquele espaço inaugurasse o Natal de Manaus, e assim foi, pois no dia 24 de outubro, abrimos as comemorações do período natalino com o túnel de luzes com mais de 130 metros de comprimento,” complementou o artista.
A parceria entre a Inovar Soluções e Serviços, leia-se Rossy Amoedo e EcoArt Estrutura e Produção, leia-se Nei Marinho, mostra o potencial e a competência técnica para a execução do grandioso projeto de Natal, que empregou diretamente mais de 1000 pessoas e contratou empresas, fornecedores e prestadores de serviços.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.