Um dos peixes redondos mais populares do Brasil são o Tambaqui e a Pirapitinga, aliás, dessas espécies (incluindo o pacu) nasceram também outros híbridos como o Tambacu e Paqui, que entre outras vantagens, os híbridos tem características desejáveis como ganho de peso e resistência ao frio.
Por ser um híbrido, o Tambacu não se reproduz e sua engorda é feita somente em cativeiro.
Uma das características que diferencia essas duas espécies é o formato do corpo e a espessura de suas escamas, pois o Tambaqui tem as escamas maiores e bem mais grossas, tendo o corpo mais áspero e fácil de segurar. Já o Tambacu tem escamas menores e o corpo bem liso e escorregadio.
Híbridos
A pirapitinga (Piaractus brachypomum) pode alcançar até 20 kg e é considerado o terceiro maior peixe de escamas da Amazônia, apresenta crescimento pouco mais demorado que o tambaqui e essa espécie de peixe redondo também é bastante utilizada para obtenção de híbridos como o patinga e tambatinga.
Pirapitinga / Foto: Alamy Stock Photo
O tambaqui (Colossoma macropumum) é o peixe redondo mais cultivado no Brasil, tendo sua produção principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste devido ao clima favorável e aceitação de mercado. Além disso, em 2015 foi o segundo peixe mais produzido, ficando atrás apenas da tilápia (IBGE 2015) e em 2019, segundo o anuário da PeixeBr, liderou a produção de peixes nativos no Brasil. Sem dúvidas é um peixe com grande potencial econômico e o mais usado para cruzamento com as espécies pacu e pirapitinga.
Tambaqui Gigante
As principais diferenças entre um Tambaqui e um Pirapitinga
- Pirapitinga e Tambqui são peixes de Escamas
- Pirapitinga possui corpo romboidal, alto e comprimido, enquanto o Tambaqui possui um corpo romboidal, alto, achatado e serrilhado no peito
- Pirapitinga apresenta nadadeiras adiposas amareladas, sem raios, enquanto o Tambaqui possui nadadeira adiposa curta, com raios na extremidade, dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Em suas brânquias, podem ser observados espinhos longos e finos.
- Pirapitinga tem a sua cabeça pequena, com dentes molariformes. enquanto o Tambaqui apresenta uma dentição poderosa, adaptada para quebrar as duras castanhas que fazem parte de sua dieta.
- Pirapitinga possui coloração cinza arroxeado uniforme, nos adultos, e cinza claro, com manchas alaranjadas, nos jovens. Enquanto o Tambaqui tem sua coloração é parda, na metade superior, e preta, na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água.
- Pirapitinga tem seu dorso escuro.
- Pirapitinga pode alcançar até 80 cm de comprimento e 20 Kg de peso. Enquanto o Tambaqui pode alcançar 90 cm de comprimento e atingir 30 Kg.