Publicado
3 anos atrásno
Os condutores autuados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem pagar as multas com até 40% de desconto por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Quem foi autuado pelo órgão municipal de trânsito de Manaus, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ainda não dispõe desse benefício.
Para obter o desconto, é preciso se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível em todas as lojas de aplicativos, antes de receber a multa.
Caso contrário, somente as autuações aplicadas após a adesão ao SNE poderão ser pagas com o desconto.
O cadastro é simples e fácil. Basta seguir os passos abaixo (Quem já tem o APP, segue a partir do passo 3):
Feito isso, sempre que o condutor for autuado, ele receberá a notificação pelo aplicativo, que já dará a opção de pagar a multa com 40% de desconto.
O que é o SNE?
O SNE é um meio de comunicação virtual, disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e permite o envio de notificações, comunicados e documentos em formato digital, relativos a infrações de trânsito.
Ao se cadastrar no SNE, o proprietário do veículo passa a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos de trânsito optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica.
O desconto de até 40% é válido até a data de vencimento da multa, caso o usuário opte por não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração, conforme art. 284 e 282-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.
O Detran-AM aderiu ao SNE em 2019 e, desde então, já oferta o desconto para os usuários que optam pela adesão a ferramenta.
https://www.youtube.com/watch?v=1kqm6SupI0I&authuser=6
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam