Publicado
1 ano atrásno
Na manhã desta quinta-feira (29), influenciadores digitais de Manaus foram surpreendidos por uma Operação Policial que mirava lavagem de dinheiro por meio de Rifas Ilegais. Pois bem, a dúvida é, mas o que significa Dracma ?
Pesquisando a fundo, a gente encontra duas definições para a palavra Dracma, a primeira trata-se de um verbo grego “drássomai”, que significa “eu seguro” ou “eu pego”, podendo também se referir à palavra “punhado” ou “quantidade que cabe na mão”.
Porém, neste caso policial, é melhor a segunda definição, a que simplifica dizendo que Dracma é uma moeda Grega Antiga. O dracma era uma antiga moeda grega que foi usada ao longo de diferentes períodos da história da Grécia, até um dia desses. O termo “dracma” deriva da palavra grega “drakon”, que significa “dragão”.
Portanto para colar o nome na operação, a gente pode dizer que o dracma grego era uma das moedas mais antigas e influentes do mundo, com uma longa história que remonta a cerca de 2.600 anos atrás.
Ou seja, o termo Dracma refere-se a antiga moeda “nacional” dos estados gregos e alguns reinos asiáticos originais. A dracma começou a circular como moeda para uso legal no século V aC. A dracma teve vários nomes e subdivisões, entre as mais destacadas estão as seguintes:
De acordo com o seu valor, as dracmas tinham pesos e medidas diferentes, os “atenienses” eram as moedas mais usadas e tinham um peso de 4 gramas de prata, muitas apresentações da dracma tinham o rosto da deusa Atena em uma de suas faces. Quando Alexandre, o Grande, chegou ao poder, a dracma, além de ser usada na Grécia, também era usada nas nações asiáticas holísticas (onde a dracma substituiu a moeda árabe).
Até poucos anos atrás, a dracma ainda estava presente como moeda legal na Grécia, sendo uma das mais antigas do mundo. Na era moderna, seu período de circulação teve início em 8 de fevereiro de 1833, que durou até 1º de janeiro de 2002, quando a dracma foi substituída pelo euro (moeda oficial nos atuais países da União Europeia).
O dracma grego passou por várias mudanças ao longo dos séculos, com diferentes versões e pesos. Durante a antiguidade, o dracma de prata era amplamente utilizado como meio de troca e uma unidade de medida de valor na Grécia antiga. Mais tarde, o dracma de prata foi substituído pelo dracma de ouro, e em períodos posteriores foram introduzidas versões em papel moeda.
Embora o dracma grego tenha deixado de ser usado como moeda oficial em 2001, quando a Grécia adotou o euro, ele ainda é considerado um símbolo cultural e histórico importante do país.
Vale a pena lembrar que a representação de pessoas sobre as moedas (como reis e imperadores) é popularizada apenas mais tarde, durante o final do período republicano da Roma Antiga.
Vale ressaltar que o nome dessa operação não é exclusivo para o trio amazonense de digitais influencers. Ela já vem sendo usada há alguns anos pela Polícia Federal e sempre envolvendo lavagem de dinheiro. O nome da operação é uma alusão à antiga moeda grega e à necessidade de seguir o rastro do dinheiro durante as investigações dessa natureza, analisando-se a dinâmica financeira estabelecida entre os investigados para se determinar o modus operandi e identificar os reais beneficiários do crime investigado.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Digital Influencer quer por o marido no Guinness Book de “maior corno do Brasil”
Influenciadora que promovia “Jogo do Tigrinho” é assassinada a facadas após discussão
Influencer grávida supostamente de Lucas Buda diz ter sofrido aborto
Influenciadora com câncer terminal Isabel Veloso avisou que seu câncer “deu uma crescida”
Influenciadora Digital Belle Belinha se fantasia de Pikachu e anuncia novo perfil com conteúdo exclusivo
Gracyanne Barbosa fala do chifre que botou no Belo e o fim do casamento com o pagodeiro