Saiba porque a maioria dos gatos odeia água - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Manaus

Saiba porque a maioria dos gatos odeia água

Publicado

no

Esta aversão a água pode ser culpa da evolução dos felinos. Por muitas vezes vemos vídeos e fotos na internet de gatinhos passando por situações de horror numa tentativa do dono molha-lo. Mas, é preciso saber que este medo é uma herança milenar da linhagem genética dos gatos domésticos na qual foi certamente herdada dos seus antepassados.

Saiba porque a maioria dos gatos odeia água

Saiba porque a maioria dos gatos odeia água



Os gatos domésticos fofinhos que conhecemos hoje provavelmente são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região desértica ao leste do Mediterrâneo. É uma região seca, com pouca água disponível e por isso não só os gatos, mas os animais e plantas da região são adaptados para viverem com muito pouco deste recurso.
Saiba porque a maioria dos gatos odeia água

Saiba porque a maioria dos gatos odeia água


Há muito tempo (cerca de 10 mil anos), quando a agricultura e estoque de grãos iniciaram-se, os ratos começaram a frequentar os armazéns atraindo aqueles gatos selvagens de clima seco da região. A presença dos gatos acabou agradando as pessoas e então veio sua domesticação. Neste processo, a facilidade de conseguir alimento, o cuidado humano entre outras coisas, fizeram com que os gatos selvagens perdessem algumas características e mantivessem outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. Eles deixaram de ser ariscos e violentos, no entanto mantiveram outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. Essa característica foi herdada pelo gato doméstico, pois ele já nasce com pouca afinidade a água.
Mesmo conhecendo a origem desse hábito dos gatos, os especialistas não sabem ao certo o que está por trás dele. Por isso, não se tem certeza de que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar, sentir frio ou simplesmente exalar mau cheiro o que facilita a localização de um possível predador. Na verdade, se um gatinho desde pequeno for acostumado ao banho, é possível que o ato seja apreciado e pode até mesmo causar prazer ao bichano. A evolução nunca pára e é bem possível que depois de alguns milhares de anos, os gatos domésticos percam de vez a aversão pela água. Enquanto isso, eles podem se limpar muito bem com os caprichosos banhos de língua.
Saiba porque a maioria dos gatos odeia água

Saiba porque a maioria dos gatos odeia água


A “fuga do banho” não é uma regra entre os felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso frequentemente para caçar animais aquáticos!

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações