Publicado
9 anos atrásno
Por
Jussara Melo
A lei 2.094 sancionada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira (22\01), pelo prefeito em exercício, Wilker Barreto, transforma em prioritários todos os assentos dos coletivos e alternativos em Manaus. Os lugares de prioridade são exclusivos para: mulheres grávidas ou com crianças de colo, idosos, obesos e pessoas com deficiência física.
A proposta foi apresentada pelo vereador Plínio Valério (PSDB) em novembro do ano passado e tem o objetivo de “forçar” os passageiros a cederem os assentos às pessoas que possuem prioridade no transporte. Atualmente, 20% dos assentos são destinados aos usuários com prioridade no transporte público.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a lei tem o caráter educacional e prevê como punição apenas o constrangimento de quem não ceder o assento para quem tem a prioridade, sendo ele obrigado a desocupar o espaço, podendo haver a interferência do motorista do coletivo, quando for necessário. Serão realizados treinamentos com Fiscais da superintendência, para que os mesmos possam orientar as pessoas nos terminais de integração e dentro dos ônibus. A lei se estende tanto para os coletivos como para os alternativos.
Apenas 20% dos assentos dos ônibus são destinados às pessoas com prioridade, em Manaus. Com a lei, a partir de agora, todos os assentos tornam-se prioritários para grávidas, mulheres com crianças no colo, idosos e pessoas com deficiência.
Os artigos da lei:
Art. 1.° Torna obrigatório, por parte dos usuários de transporte coletivo, a cedência de qualquer assento aos passageiros com prioridades.
Parágrafo único. Entende-se por prioridades, grávidas, mulheres com crianças de colo, obesos, idosos e pessoas com deficiência física.
Art. 2.° Esta Lei é de caráter educacional, punindo os infratores apenas com a desocupação do assento, podendo haver interferência do motorista do ônibus, se necessário.
Art. 3.° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Amom processa Wilker Barreto e perde : “Quem não aguenta brincar, não desce pro play”
Amazonas Energia é obrigada a retirar medidores aéreos após decisão da Justiça proibir instalação
Deputado amazonense citado por Marcos do Val abre procedimento para investigação na Polícia Federal
“É verdade esse bilete”. Sen. do Val vai à PF denunciar ameaça e fala da explosão do Clube de Tiros de Manaus!
Dep. Wilker Barreto lamenta morte de Amazonino Mendes e enaltece legado deixado ao Estado pelo político
Equipe amazonense desembarca em SP para disputar 3ª Surdolimpíada Nacional