Publicado
6 anos atrásno
O Carnaval 2019 chega com novidade na capital amazonense. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), neste ano, o desfile das escolas de samba de Manaus acontecerá em três dias (28 de fevereiro, 1º e 2 de março), no Centro de Convenções – Sambódromo.
A mudança atende a uma solicitação dos representantes das agremiações dos Grupos de Acesso, que tradicionalmente se apresentavam em uma única noite e agora terão duas para isso. Não houve alteração na apresentação do Grupo Especial, explica o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.
Os desfiles eram realizados em apenas dois dias, sendo um para os Grupos de Acesso e o outro para o Grupo Especial. Neste ano, segundo Marcos Apolo, os Grupos de Acesso vão se apresentar nos dias 28 de fevereiro (quinta-feira) e 1º de março (sexta-feira), e o Grupo Especial fecha a programação no dia 2 (sábado).
O Grupo de Acesso C abrirá a programação no dia 28 de fevereiro, quinta-feira, às 21h, com o desfile da Meninos Levados. Em seguida, passarão pela avenida do samba a Império do Mauá (21h40), Ipixuna (22h20), Leões do Barão Açu (23h), Gaviões do Parque 10 (23h40) e Legião de Bambas (0h20). Cada escola terá 40 minutos para o desfile.
Na sexta-feira, 1º de março, o Grupo de Acesso B começará o desfile com a Tradição Leste (21h), depois seguirá com Coophasa (21h35), Mocidade Independente da Raiz (22h10), Império do Havaí (22h45) e Presidente Vargas (23h20). O tempo de desfile para cada escola será de 35 minutos.
Segundo Grupo da noite, o Acesso A começará a desfilar às 23h55, com a Escola de Samba Coroado. Na sequência, terá Dragões do Império (0h35), Acadêmicos da Cidade Alta (1h15), Cidade Nova (1h55), Beija Flor do Norte (2h35), Balaku Blaku (3h15) e Sem Compromisso (3h55). Serão 40 minutos de desfile para cada agremiação.
Grupo Especial – Fechando os desfiles, no sábado (02/03), será a vez do Grupo Especial. A programação começará mais cedo, às 20h, com a Primos da Ilha, e continuará com Andanças de Ciganos (21h20), Vitória Régia (22h40), Vila da Barra (0h), Reino Unido da Liberdade (1h20), Unidos do Alvorada (2h40), A Grande Família (4h) e Mocidade Independente de Aparecida (5h20). Cada agremiação terá até 70 minutos para defender seu enredo.
Os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial acontecerão nos dias 20 e 21 de fevereiro, de 20h até 1h20; e a passagem de som no dia 27, de 15h até 23h.
PROGRAMAÇÃO
Dia 28 de fevereiro – quinta-feira – Grupo de Acesso C
21h – Meninos Levados
21h40 – Império do Mauá
22h20 – Ipixuna
23h – Leões do Barão Açu
23h40 – Gaviões do Parque 10
0h20 – Legião de Bambas
Dia 01 de março – sexta-feira – Grupo de Acesso B
21h – Tradição Leste
21h35 – Coophasa
22h10 – Mocidade Independente da Raiz
22h45 – Império do Havaí
23h20 – Presidente Vargas
Grupo de Acesso A
23h55 – Escola de Samba Coroado
0h35 – Dragões do Império
1h15 – Acadêmicos da Cidade Alta
1h55 – Cidade Nova
2h35 – Beija Flor do Norte
3h15 – Balaku Blaku
3h55 – Sem Compromisso
Dia 02 de março – sábado – Grupo Especial
20h – Primos da Ilha
21h20 – Andanças de Ciganos
22h40 – Vitória Régia
00h – Vila da Barra
1h20 – Reino Unido da Liberdade
2h40 – Unidos do Alvorada
4h – A Grande Família
5h20 – Mocidade Independente Aparecida
Apresentação dos Grupos de Acesso acontecerá em duas noites. Grupo Especial não terá alteração. / Foto: Jair Araújo/ACrítica
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo
Prefeitura de Manaus lança edital para o Carnaval 2025 com foco em cultura e inclusão
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus