Nesta quarta-feira (10/1) o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, reafirmou, o compromisso do Governo Amazonino Mendes com a Polícia Técnico-Científica do Amazonas. Bosco disse que determinou estudos de impacto financeiro sobre o reajuste para a categoria dos peritos e adiantou propostas para melhorar a infraestrutura e o trabalho na área, como a disponibilização de um novo prédio para o setor e a modernização do Instituto de Identificação.
Na segunda-feira (8/1), o secretário de Segurança bateu o martelo sobre as mudanças no comando do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e dos Institutos de Identificação, Criminalística e Instituto Médico-Legal (IML). O secretário ressaltou que, em pouco menos de três meses de gestão, a segurança pública obteve avanços com organização.
Na próxima semana, Bosco Saraiva vai avaliar o projeto de modernização e digitalização do Instituto de Identificação, que está em fase de desenvolvimento pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam). Com a ação, o governo estadual vai digitalizar todo o processo de retirada das carteiras de identidade e certidões de nascimento, com o registro biométrico das pessoas, e a digitalização do acervo histórico do Estado. Com a digitalização do processo, haverá facilidades ainda para o trabalho de identificação no IML e até para os peritos, com mais condições de reconhecimento de autoria criminal por identificação de impressões digitais.
Saraiva disse que está em diálogos com a categoria sobre as necessidades de reajuste e enfatizou que o governador Amazonino Mendes tem compromisso com a segurança pública, o que se expressa através de medidas que beneficiam a Polícia Civil – como a extinção da quinta classe de delegados e o pagamento da última parcela do escalonamento – a Polícia Militar e os bombeiros, como o pagamento do auxílio-fardamento.
No final da tarde desta quarta-feira (10/1), Bosco Saraiva esteve reunido com representantes do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (Simpoeam). Uma nova reunião foi marcada para a próxima sexta-feira (12/1), quando a proposta do governo será novamente apresentada e discutida junto à categoria.
Novos Gestores – Para a gestão do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) está sendo nomeado o perito Carlos Malom Alencar Queiroz. O Instituto de Identificação será dirigido pelo perito Jorge Saraiva Soares e o Instituto de Criminalística pelo perito Mahatma Sonhara Araújo do Porto. O nome para o IML ainda está sendo avaliado.
Secretaria de Segurança estuda reajuste salarial a categoria e modernização da polícia científica – Imagem: Divulgação