Publicado
3 anos atrásno
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria das Câmaras Setoriais, realizou na quarta-feira (29/09), a 1ª Reunião da Subcâmara de Beneficiamento de Grãos e Diversos, abordando sobre a rede de conhecimento produtiva da castanha do Brasil. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus.
O objetivo da reunião foi discutir a rede da castanha frente aos setores das indústrias, associações e cooperativas, buscando formas de solucionar os gargalos existentes e como melhorar os processos, desde o produtor até a comercialização final.
O secretário das Câmaras Setoriais, Ricardo Romero, avaliou como positiva a reunião que serviu para entender as dificuldades existentes na rede de conhecimento produtiva, além de ser uma forma de aproximar os atores e aprimorar o diálogo entre o Governo e os produtores/beneficiários.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos entender melhor as dificuldades relacionadas à produção da castanha e, também, foi fundamental para que possamos buscar as soluções devidas junto aos produtores e beneficiários das sementes, como é o caso das indústrias, associações e cooperativas que há anos passam por situação complicada”, disse.
Além da Sedecti, também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), Usina de Beneficiamento de Castanha Cabocla, Jutica Produtos da Amazônia, Abufari Produtos da Amazônia e o grupo Ciex.
Câmaras Setoriais – As Câmaras Setoriais são órgãos colegiados, consultivos, de apoio e intermediários nas representações, promoções e defesa dos interesses do desenvolvimento econômico do Estado do Amazonas. No Governo do Amazonas, a Secretaria das Câmaras está subordinada à Sedecti.
Os setores econômicos que compõem as Câmaras Setoriais são: Câmara Setorial da Agroindústria, Câmara Setorial da Bioindústria, Câmara Setorial do Comércio e Serviços, Câmara Setorial da Indústria, Câmara Setorial da Micro e Pequenas Empresas, Câmara Setorial de Recursos Minerais e Câmara Setorial do Turismo.
Para saber mais sobre as Câmaras Setoriais, basta acessar o site da Sedecti: http://www.sedecti.am.gov.br/camaras-setoriais/
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Governo do Amazonas investe R$ 760 milhões na Educação em Manaus entre 2019 e 2024
Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em 10 municípios e envia 451 cilindros para o interior