Na última semana viralizou muito nas redes sociais, a foto de dois Soldados do Exército Brasileiro fazendo símbolos com as mãos em apoio à Facção Criminosa, enquanto estavam usando a farda do Exército e dentro de um quarte em Manaus. Na foto, eles aparecem fazendo gestos associados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) .
As imagens, que rapidamente viralizaram, mostram os militares utilizando até mesmo suas fardas como balaclavas, aumentando a gravidade do caso.
Agora os soldados estão sendo investigados pelo Comando Militar de Área (CMA), que em nota, confirmou que tomou conhecimento do ocorrido e que uma investigação foi imediatamente iniciada para apurar os fatos. O CMA destacou que qualquer comportamento que contrarie os princípios das Forças Armadas será tratado com o máximo rigor, assegurando que todas as medidas disciplinares e legais sejam aplicadas para manter a ordem e a disciplina no meio militar.
De acordo com o Regulamento Disciplinar do Exército (R-4), a conduta dos soldados se enquadra como uma transgressão disciplinar, pois representa uma violação dos preceitos de ética e deveres militares.
Em nota oficial, o Exército afirmou: “A respeito da divulgação de imagens em mídias sociais, que mostram supostos militares realizando o símbolo de uma organização criminosa dentro de uma unidade militar em Manaus, informamos que este Comando Militar de Área está ciente da situação e iniciou os procedimentos investigativos necessários para apurar os fatos.”
Recrutas do Exército Brasileiro divulgam fotos fazendo apologia à facção criminosa em quartel em Manaus