TCE-AM celebra Dia do Auditor de Controle Externo com evento de valorização da carreira - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, segunda, 28 de abril de 2025

Amazonas

TCE-AM celebra Dia do Auditor de Controle Externo com evento de valorização da carreira

Publicado

em

Com programação voltada ao fortalecimento da carreira e à reflexão sobre os desafios do controle externo, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), evento alusivo ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado oficialmente no dia 27 de abril. A celebração reuniu auditores, conselheiros e membros do Ministério Público de Contas (MPC) no auditório da Corte de Contas.

Fotos: Filipe Jazz

A iniciativa foi apoiada diretamente pela conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, que vem reforçando, ao longo da gestão, a importância da atividade de auditoria para a efetividade dos trabalhos técnicos do Tribunal. Segundo o secretário-geral de Controle Externo (Secex), Mário Sato, o apoio da presidente tem sido essencial para modernizar e valorizar o trabalho dos auditores. “A conselheira Yara, com sua experiência técnica e visão inovadora, sempre esteve ao nosso lado, apoiando mudanças e incentivando a inovação na auditoria”, afirmou.

Representando o Tribunal de Contas no evento, o conselheiro Érico Desterro parabenizou os auditores e ressaltou o papel essencial da carreira para o bom funcionamento dos serviços públicos. “Que este dia sirva não apenas para comemorações, mas para reflexão sobre a responsabilidade que temos perante a sociedade”, destacou.

Durante o evento, o presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-AM (Aud-TCE/AM), Bruno Cabral, destacou os desafios enfrentados pela categoria, especialmente diante das dificuldades logísticas no Amazonas.

“Nossa atuação não se limita à análise documental. Em muitos casos, temos que ir a campo, visitar escolas, unidades de saúde, obras públicas em comunidades rurais e enfrentar riscos de acesso, inclusive com pirataria em deslocamentos fluviais”, relatou.

A vice-presidente da associação, Viviane Carol Fernandes dos Santos, também ressaltou a importância do controle externo como atividade-fim do TCE-AM. “Sem os auditores, não existiria o Tribunal. Além da atuação fundamental dos demais servidores, é a nossa atuação técnica que embasa as decisões e permite que o Tribunal cumpra sua missão constitucional”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença dos auditores Luiz Henrique Mendes, e dos procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), Fernanda Cantanhede e Rui Marcelo.

Palestras e valorização do futuro

A programação foi aberta com as auditoras Sheila Nóbrega e Juliana Campagnolli, que abordaram temas ligados à inovação no serviço público, com a palestra “Inteligência Artificial no Controle Externo: Regulação e Aplicações Práticas”.

Em seguida, o auditor Marcos Malcher trouxe reflexões sobre a independência e a integridade como pilares da atuação dos auditores, encerrando a rodada de palestras.

Premiação

Durante a solenidade, o auditor Júlio Alan dos Santos Viana, do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), foi homenageado como Auditor Destaque de 2025. Servidor do TCE-AM desde 2009, Júlio destacou a importância de receber o reconhecimento indicado pelos próprios colegas de trabalho, ressaltando que a convivência e o apoio mútuo ao longo dos anos foram essenciais para sua trajetória profissional.

Segundo ele, a premiação representa não apenas um momento de gratidão, mas também um incentivo para seguir aprimorando suas atividades no Tribunal. “Receber esse prêmio em meio a tantos auditores competentes e comprometidos é uma motivação ainda maior para continuarmos entregando bons resultados à sociedade”, afirmou.

Importância histórica

O Dia Nacional do Auditor de Controle Externo foi instituído em 2012 pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), em homenagem a um marco da independência dos Tribunais de Contas: a renúncia do então ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa, em 27 de abril de 1893, num ato de enfrentamento contra tentativas de cercear a atuação do Tribunal de Contas da União.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações