Amazonas
TCE-AM participa de encontro nacional e fortalece Controle Externo e Gestão Pública

Publicado
5 meses atrásem
Por
Juliana Aguirre
A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, o ouvidor do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, o conselheiro Érico Desterro, além de procuradores e servidores, participam do 9º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (9º ENTC), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento tem como tema: “Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas” e reúne 2 mil participantes.
No evento, de quatro dias, serão debatidos temas ligados ao controle da administração pública e políticas voltadas a diferentes áreas, como: saúde, educação e segurança.
“O Encontro dos Tribunais de Contas é um momento de grande relevância para o fortalecimento das instituições de controle externo no Brasil. Esse evento reúne representantes de todo o país para discutir melhorias na governança, transparência e eficiência da gestão pública, promovendo o diálogo, a troca de experiências e o alinhamento de boas práticas que impactam na fiscalização e no uso responsável dos recursos públicos”, afirmou a presidente, conselheira Yara Amazônia Lins.
O encontro, que ocorre a cada dois anos, é um dos principais eventos do calendário dos órgãos de controle no Brasil, reunindo especialistas, gestores, servidores públicos e acadêmicos. Este ano a programação conta com seis painéis e conferências, nove seminários de políticas públicas, além de reuniões técnicas de comitês e grupos de trabalho do Sistema Tribunais de Contas.
Avaliação da qualidade
Durante o 9º ENTC também serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública.
Entre os palestrantes, estão os ministros José Antonio Dias Toffoli (STF), Bruno Dantas (presidente do TCU), Antônio Anastasia (TCU) e Benjamin Zymler (TCU), o pesquisador sênior da Columbia University of New York, Marcelo Medeiros Coelho de Souza, o ex-atleta paralímpico e gestor do Instituto Daniel Dias – IDD, Daniel de Faria Dias, e o diretor e artista de novas mídias da Ouchhh Studio, Ferdi Alici, entre outros.
A solenidade de abertura do 9º ENTC será nesta terça-feira, dia 12, às 16h, mas as primeiras oficinas e as reuniões técnicas já começaram na última segunda-feira, 11.
Você Poderá Gostar
Projeto de educação ambiental garante 1º lugar a escola de Parintins em premiação do TCE
TCE-AM multa prefeito de Nova Olinda do Norte por falta de transparência em licitação
TCE-AM apresenta ferramenta inteligente para apoiar cumprimento do PNTP
Roberto Cidade articula debate com Suframa e Sedecti sobre impactos do ‘tarifaço americano’ na ZFM
Conselheiros do TCE-AM participam de congresso internacional sobre controle público na Espanha
TCE-AM reforça monitoramento do sistema de prestação de contas na reta final do prazo