Publicado
6 anos atrásno
O filme “A Terra Negra dos Kawa”, do cineasta amazonense Sérgio Andrade, será exibido no Teatro Amazonas, na próxima terça-feira (11/06), às 20h. O longa-metragem fez sua estreia no Festival Olhar do Norte, em abril, e agora terá uma nova sessão que será aberta ao público, com realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
A entrada é gratuita e a classificação é de 16 anos.
Segundo Sérgio Andrade, ainda não há previsão da estreia comercial. “Nós temos uma distribuidora, a Pagu Filmes, e estamos entrando em editais com essa finalidade”, explica.
Terceiro longa da carreira do cineasta, “A Terra Negra dos Kawa” foi gravado em Manaus e Iranduba e tem no elenco atores indígenas – caso de Severiano Kedassare, Emerlinda Yepario e os filhos Kaya Sara e Anderson Kary-Bayá – e intérpretes reconhecidos nacionalmente – Mariana Lima, Marat Descartes e Felipe Rocha.
Na trama, Andrade usa pela primeira vez da ficção científica para mostrar a relação de um grupo indígena chamado Kawa com a terra preta existente na região e seus potenciais curativos, energéticos e até sobrenaturais. A chegada de três cientistas ao local muda o panorama da situação, uma vez que um deles possui intenções de explorar a região com intenção de crescer economicamente. “O gênero ficção científica me encanta. Também sempre me interessou o assunto da terra preta de índio, que é a prova da inteligência dos povos ancestrais que viviam na Amazônia. Os Kawa são fictícios, mas representam toda a potência indígena, tão injustiçada hoje em dia”, explica o diretor.
Nascido em Manaus, Sérgio Andrade é diretor, roteirista e produtor. Participou de produções de TV e cinema na Amazônia, entre elas “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles, e “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele. Seus curtas receberam diversos prêmios e foram selecionados em festivais como Brasília, Clermont-Ferrand, Tiradentes, Toulouse, Miami, Recife, Barcelona, entre outros.
Seu longa “A Floresta de Jonathas” foi o primeiro projeto do Norte do Brasil contemplado no Edital de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura. Finalizado em 2012, o filme esteve nos festivais do Rio, Rotterdam, Taipei, Curitiba, Praga, Scottsdale, 3 Continents Nantes, Kerala, entre outros, e foi lançado pela HBO. Seu segundo longa, “Antes o Tempo não Acabava”, estreou no Festival de Berlim em 2016 e foi premiado como melhor filme nos Festivais Queer Lisboa e Vitória.
Serviço: Exibição do filme “A Terra Negra dos Kawa’’
Data/hora: Terça-feira (11/06), às 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
E foi dado início a 18ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) com casa lotada!
Confira a programação completa da Série Encontro das Águas que completa 10 anos!
Teatro Amazonas receberá ‘Aladdin’, um dos maiores clássicos da Disney!
Teatro Amazonas ficará fechado por 15 dias por “problemas técnicos”
Critical Age Celebra 22 Anos de Rock no Palco Mágico do Teatro Amazonas
Neste final de semana ocorrerá a “2ª Corrida do Teatro Amazonas”