Essa é uma doença muito desgraçada e que nem mesmo que trabalha na linha de frente está imune dela. Uma história triste ocorreu durante a semana no Amazonas. Na última quinta-feira (18), a técnica de enfermagem Naiara Suelen de Souza, de 31 anos, morreu após contrair a doença, ser entubada e não conseguir dizer adeus à família.
Ela veio à Manaus com o objetivo de ajudar e cuidar da mãe com Covid-19 e auxiliar a irmã que estava grávida. Mãe de dois filhos, de 7 e 11 anos, a profissional lutou contra o vírus durante toda a pandemia na linha de frente, em Manoel Ribas, na região central do Paraná.
O marido não teve chances de se despedir, pois não pôde ir até o Amazonas enterrar a esposa.
“Ela não tinha nada de comorbidade, já tinha até tomado a primeira dose da vacina. Foi ao AM ver a mãe e ajudar a irmã no parto, justamente para não precisar ir para o hospital. Ela era forte, não media esforços. A mãe pegou a Covid, depois a irmã, daí ela cuidou das duas e depois ela que foi parar na UTI”, disse o tio Edney Martins Gomes.
Técnica de enfermagem do Paraná morre por Covid-19 após visitar mãe com a doença no AM — Foto: Arquivo pessoal
A Secretaria da Saúde de Manoel Ribas confirmou que, dias antes da viagem, ela havia tomado a 1ª dose da vacina Coronavac contra o novo coronavírus.
De acordo com Gomes, a irmã grávida teve complicações da doença, sofreu uma hemorragia e acabou fazendo o parto no hospital. Ela, o bebê e a mãe das duas estão bem e em casa.
“Não dá para entender. A Naiara, que era a de menos risco aparentemente, ficou 100% dependente do aparelho para respirar e morreu na quinta [18]. Antes de viajar, o marido dela me contou que ela deitou no peito dele e falou: ‘ô Marcos, cuida bem dos nossos filhos’, e acho que ali foi o adeus”.
Marido não teve chances de se despedir, pois não pode ir até o Amazonas enterrar a esposa — Foto: Arquivo pessoal
Edney Martins Gomes afirmou que o marido de Naiara se acidentou há dois anos e era ela quem cuidava dele e dava força para toda a família.
“Ele é construtor e está há dois anos com a perna ruim porque caiu uma betoneira em cima e quebrou em cinco pedaços o fêmur. Daí ela cuidava dele também. A Naiara era muito destemida, uma menina fantástica, já está fazendo muita falta para todos”, comentou o tio.
De acordo com Claudinei Batista de Jesus, secretário municipal de Saúde de Manoel Ribas, Naiara trabalhou em hospitais em Ivaiporã e há 1 ano estava trabalhando para Prefeitura de Manoel Ribas contra o novo coronavírus.
Naiara Suelen de Souza estava no 10° período de Enfermagem — Foto: Arquivo pessoal
Segundo ele, a profissional foi no dia 25 de janeiro para Manaus e pretendia ficar poucos dias, apenas para dar suporte à família.
“Era uma excelente profissional, dedicada. Estava no 10º período de graduação em Enfermagem. Tinha toda uma carreira pela frente, mas infelizmente a doença levou mais um profissional da saúde. Ela gostava do que fazia e se foi tentando fazer o bem”, concluiu o secretário.
Luto
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Manoel Ribas comunicaram o falecimento e encaminharam uma nota lamentando a morte de Naiara.
“Que seus familiares e amigos recebam conforto neste momento tão difícil e de tamanha tristeza. Nos solidarizamos com a família enlutada e expressamos nossas condolências”, disse a nota.
A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), também lamentou a morte da aluna.
“É com profunda tristeza que a Fatec lamenta o falecimento da aluna Naiara Suelen de Souza. A sua trajetória como acadêmica foi brilhante e exemplar. Apresentamos nossos sinceros sentimentos
pela perda”.