Publicado
3 meses atrásno
Por
Juliana Aguirre
Para socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso de tecnologias digitais, ciência e inovações, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na terça-feira, 12/11, a abertura da 6ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), além da inauguração do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias (Efex) Maria Helena Amazonas de Menezes. O evento acontece até quinta-feira, 14, das 8h às 14h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
A Expocreati reúne diversas ações e atividades, como a 12ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, o 9º Concurso de Letramento em Programação e Robótica (Procurumim), o 6º Colóquio da Cultura Digital na Educação Infantil e na Alfabetização, e o Workshop das Práticas Formativas dos Coordenadores e CTEs (Coordenadores Técnicos Educacionais) da Semed.
O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, falou sobre a importância do evento para a rede municipal. “Esse tipo de evento eleva cada vez mais a educação municipal. É dessa forma que colocamos Manaus como a 5ª cidade do Brasil com a melhor educação básica. A tecnologia faz parte da vida das nossas crianças e adolescentes, por isso investimos cada vez mais em equipamentos, formações para os professores e espaços tecnológicos”, comentou o subsecretário.
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom e Eliton Santos / Semed
Cerca de 232 unidades de ensino estarão participando com projetos inovadores, voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento do letramento científico-tecnológico. O objetivo é incentivar o envolvimento de professores, alunos e a comunidade manauara com a ciência e a tecnologia, que estarão expostos nas salas de formação e no hall de entrada da DDPM.
Um desses projetos é o do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Adelaide Bessa Wanderley, que apresentou “Brincando com as vogais”, que foi explicado de forma didática pelo pequeno Benjamin Xavier, de 5 anos, do 2º período. “Nós temos cinco vogais que são muito importantes e, sem elas, não existem palavras. Por exemplo, avião começa com a letra A”, disse Benjamim.
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom e Eliton Santos / Semed
O Efex Maria Helena Amazonas de Menezes é um conceito de ambiente de aprendizagem focado na formação de docentes para o uso de tecnologias em suas práticas pedagógicas e no desenvolvimento profissional.
Para a professora Mara Sarmento, da Escola Municipal Carmem Guimarães Haggem, localizada na Colônia Terra Nova, zona Norte, o espaço vai tornar as aulas ainda mais atrativas. “Esse espaço vai ajudar a tornar as aulas mais dinâmicas, abrir o nosso horizonte para que possamos tornar nossas aulas muito mais prazerosas para os nossos alunos”, afirmou a educadora.
A organização do espaço compreende quatro zonas de experimentação e aprendizagem: espaço maker, área de administração, zona multifuncional e estúdio. As zonas foram projetadas para garantir flexibilidade e facilidade de adaptação do layout a diferentes modelos pedagógicos, e conforme a necessidade, o espaço pode ser reorganizado de diversas formas.
“Esse é um espaço inovador e dinâmico, onde o professor poderá lidar com recursos que antes não tinha, trabalhando com a cultura maker, elaborando projetos e desenvolvendo-os na escola com a participação dos alunos, para, posteriormente, apresentá-los aqui no Efex”, explicou o gerente de Tecnologia Educacional, Austônio Santos.
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom e Eliton Santos / Semed
ManausCult acompanha aplicação de recursos em oficinas de arte e cultura
Prefeitura de Manaus entrega 25º complexo esportivo com reforma da quadra Marcolino Lopes
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte