Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (09/09), por volta das 6h15, ação policial que resultou na prisão preventiva de uma mulher de 42 anos, pelo crime de tortura cometido contra seu sobrinho, uma criança de 8 anos. A prisão ocorreu no bairro Cidade de Deus, zona norte.
A delegada Joyce Coelho, titular da unidade especializada, disse que as equipes tomaram conhecimento do fato criminoso, no dia 23 de agosto deste ano, após uma conselheira tutelar comparecer à Depca e comunicar a situação.
“A noticiante foi informada, pela escola na qual a vítima estuda, que a criança estava com marcas de agressão no rosto e as mãos inchadas. O comunicado por parte da unidade escolar ocorreu após uma professora notar que o menino não conseguia segurar o lápis com a mão devido às agressões, que ele relatou serem frequentes”, disse.
A titular explicou que, de imediato, os profissionais de educação entraram em contato com o Conselho Tutelar, e este encaminhou a criança à Depca para os devidos procedimentos. “O menino foi ouvido e relatou que o crime ocorreu na ocasião em que a autora estava o ajudando em uma atividade da escola. Ela o agrediu fisicamente, o que ocasionou as lesões notadas pelos profissionais do colégio”, esclareceu.
Joyce informou ainda que foram requisitados exames para que fosse verificada a gravidade da violência e, após tal constatação, foi solicitada à Justiça pela prisão preventiva da mulher.
Ordem judicial
O mandado foi expedido no dia 31 de agosto deste ano, pela juíza Áurea da Silva Gomes, da Central de Inquéritos. A mulher responderá por tortura e ficará à disposição da Justiça.