Publicado
1 mês atrásem
Por
Jussara MeloA Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), investiga o caso de um homem, identificado como Romulo Alves da Costa, de 42 anos, que foi detido no último sábado (07/06) pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), após ser flagrado circulando com o corpo do próprio avô, José Pequenino da Costa, de 77 anos, já sem vida, em uma cadeira de rodas, pelas ruas do bairro Centro, zona sul de Manaus.
Delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, Delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e o Capitão A. Carvalho, do Comando de Policiamento Ostensivo (CPO) – Imagem: Reprodução
O caso mobilizou equipes das Polícias Civil e Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Instituto Médico Legal (IML).
O delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), informou durante coletiva de imprensa que todas as equipes especializadas foram acionadas para esclarecer os fatos. “O perito verificou rigidez cadavérica, mas não pôde precisar o tempo exato da morte naquele momento. Somente com os laudos definitivos do IML e da perícia criminal poderemos esclarecer quando, de fato, ocorreu o óbito e se houve algum tipo de crime, como vilipêndio de cadáver ou tentativa de estelionato”, explicou Albino.
O delegado Adanor Porto, adjunto da DEHS, também esteve no local da ocorrência e afirmou que o procedimento investigativo foi instaurado imediatamente. “Assim que fomos acionados, deslocamos uma equipe ao local e acompanhamos o trabalho da perícia. As primeiras informações prestadas pelo filho indicam que ele teria saído com o pai por volta das 12h30, da residência onde ambos moravam, com o objetivo de ir ao Centro tentar um empréstimo bancário. Ele alegou estar desempregado e disse que usaria o valor para comprar alimentos e itens de higiene, pois ambos enfrentavam dificuldades financeiras”, relatou o delegado Adanor.
Segundo o delegado, o corpo da vítima apresentava feridas, mas, conforme avaliação preliminar da perícia e relatos de familiares, essas lesões podem estar relacionadas a comorbidades preexistentes no idoso, que era hipertenso, diabético, fazia uso de bolsa de colostomia e apresentava quadro clínico severamente debilitado.
“O procedimento ainda está em andamento. O homem segue sendo ouvido e, ao término, será decidido se permanecerá detido. Caso fique comprovado que ele retirou o pai de casa já em óbito com a intenção de obter um empréstimo, poderá responder por vilipêndio de cadáver e, eventualmente, por tentativa de estelionato, caso tenha efetivamente tentado realizar a transação financeira”, acrescentou Adanor Porto.
Até o momento, não há indícios de maus-tratos. A Polícia Civil aguarda os laudos periciais para adotar as medidas legais.
Ainda durante coletiva de imprensa, de acordo com o capitão A. Carvalho, do Comando de Policiamento Ostensivo (CPO) Sul da PMAM, a guarnição da Polícia Militar foi acionada por populares que desconfiaram da situação ao perceberem que o idoso permanecia imóvel na cadeira de rodas. “Uma guarnição da PM atendeu à ocorrência e verificou que o idoso estava sem sinais vitais. O filho o acompanhava o tempo todo, aparentemente sem perceber que o pai já havia falecido. O Samu foi acionado, confirmou o óbito no local, e o IML realizou a remoção do corpo”, concluiu o capitão.
A princípio os meios de comunicação afirmavam que o homem era filho do idoso, mas na verdade ele é neto biológico registrado como filho pelo avô. Ou seja, o neto estava com corpo do idoso morto em uma cadeira de rodas, no Centro de Manaus, chamando a atenção de pedestres e comerciantes. O filho quando ficou sabendo que o pai não tinha batimentos cardíacos ficou chocado e chorando bastante. Mostrando que se quer ele sabia que o pai estava morto.
A perícia indicou que a morte não ocorreu no local e que o idoso já estava morto há algumas horas. O corpo apresentava rigidez cadavérica e foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a exames de necropsia. Romulo foi detido e encaminhado para a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), para prestar depoimento.
De acordo com informações de um familiar, Romulo é usuário de drogas, havia saído recentemente da prisão e costumava ser acolhido pelo avô sempre que aparecia. O parente também informou que o idoso fazia tratamento nos rins e usava bolsa coletora. Há alguns meses, Romulo disse que levaria o avô para visitar parentes e, desde então, não foi mais visto com ele pelos familiares.
As circunstâncias da morte do idoso ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso.
Vídeo: Homem é preso enquanto pedia esmolas com pai morto em Manaus
Com informações Assessoria de Imprensa da polícia civil e G1
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Homem é preso enquanto pedia esmolas com pai morto em Manaus
Policiais da DEHS prendem suspeito de atropelar e matar acadêmico de farmácia em Manaus
Servidor da Prefeitura de Manaus é encontrado morto dentro de carro no bairro Petrópolis
Preso 2º envolvido na morte do motorista de app, sequestrado e queimado vivo em Manaus
Polícia prende suspeitos de envolvimento na morte de Porcelana em Manaus
Idoso não aguenta o papoco e morre após passar mal em motel