Um bebê do sexo masculino, de apenas cinco meses de idade, morreu nesta segunda-feira (17) após se engasgar enquanto se alimentava com mingau. A criança foi levada pelo pai até a Unidade Básica de Saúde (UBS), Major PM Sávio Belota, localizada na Rua Samambaia, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus.
Imagem: Reprodução
O bebê deu entrada na UBS por volta de 13h30, e de acordo com a equipe de saúde, a criança não apresentava mais sinais vitais. Mesmo assim, imediatamente iniciou-se o procedimento de reanimação da criança, porém sem sucesso. O bebê foi declarado morto depois dos esforços sem sucesso em reanimá-lo.
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia que determinarão as causas precisas do falecimento. A Polícia Civil foi acionada e a equipe da Delegacia de Homicídios e Sequestros compareceu ao local para apurar informações sobre a morte do bebê. Uma investigação já está em andamento e deve esclarecer o caso.
Como agir em casos de engasgo de crianças:
Em casos de engasgo, o correto é fazer a manobra de Heimlich o mais rápido possível e buscar ajuda. Uma vez a criança engasgada não adianta assoprar o rosto, nem jogar a criança para cima. Se jogar para cima o alimento desce e piora a situação.
Porém na hora do desespero, é difícil que os pais se atentem a isso pais, mas é importante manter a calma e fazer a manobra. Confira a orientação no vídeo abaixo: