Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
Moradores da comunidade do Arumã, em Beruri, cidade do interior do Amazonas distante, 173km de Manaus, foram surpreendidos com uma tragédia na noite do último sábado (30/09). Mais de 40 casas foram atingidas com o desabamento de um barranco, ocasionado por conta do desastre natural conhecido na região como Terras Caídas, cerca de 200 pessoas foram afetadas.
Escola, igrejas, posto médico e um espaço para eventos foram também foram destruídos com o fenômeno que ocorre com a seca dos rios.
Por determinação do governador Wilson Lima, uma equipe de policiais militares e técnicos da Defesa Civil se deslocaram ainda ontem para a comunidade e, na manhã deste domingo (1º/10), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus, respectivamente.
Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas(CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas. Até o momento, há confirmado a morte de uma criança e quatro desaparecidos, sendo três soterrados e uma pessoa no rio.
O Governador Wilson Lima prestou solidariedade às vítimas. “Minha solidariedade e orações às famílias atingidas. Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso.”, disse o Wilson Lima.
Na noite de sábado, logo após o ocorrido, uma equipe, composta por Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual que atuam em Beruri, se deslocou até o local, onde realizaram os primeiros atendimentos.
Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa é composta por profissionais das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Médico Legal (IML).
O Comandante de Bombeiros da Capital (CBC), Coronel Reinaldo Menezes, falou sobre o grupo formado para atender a ocorrência. “Estão indo combatentes, militares do quadro de saúde para dar apoio no que for necessário na área de enfermagem e médica. E nossas equipes estão indo ainda com várias outras equipes do Estado. O Governo do Amazonas está dando todo apoio que será importante nas ações tanto de cuidado das famílias, quanto nas ações de resgate”, afirmou.
O subtenente Emerson Silva, responsável pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, explicou que a equipe montou uma base na Comunidade São Lázaro, que fica ao lado do local atingido, para coordenar os atendimentos. “As pessoas, na hora do desastre natural, se abrigaram na mata e, pela parte da manhã de hoje, já foram resgatadas, com ferimentos leves, que estão sendo atendidas na comunidade São Lázaro, onde foi montada toda uma logística para atender as vítimas”, afirmou.
A Secretária de Meio Ambiente também está dando apoio humanitário à comunidade Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.
O órgão vai entregar 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.
O Governo do Amazonas emitiu nota sobre a tragédia em Beruri, confira:
NOTA SOBRE O DESBARRANCAMENTO EM BERURI
O Governo do Amazonas informa que assim que tomou conhecimento do desbarrancamento na comunidade do Arumã, em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), no início da noite de sábado (30/09), o governador Wilson Lima determinou, imediatamente, que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município. Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.
“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador.
Segundo as informações repassadas aos agentes estaduais pela Defesa Civil do município, até o momento foi registrado um óbito e quatro pessoas desaparecidas. Outras dez pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.
Por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município de Beruri, uma segunda equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), está à caminho do município para prestar a assistência necessária.
Confira os vídeos que registraram o inicio, o durante e momentos após a tragédia:
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina