Uma mulher morreu após ser atingida por um raio durante um acampamento no município de Novo Airão, interior do Amazonas, na noite de sábado (12). A vítima fatal, Nayra Hélida Mendes de Mendonça, de 32 anos, estava em um passeio turístico na região quando o acidente aconteceu.
Além de Nayra, outras quatro pessoas também foram atingidas pela descarga elétrica. Todas foram levadas para atendimento médico, mas o estado de saúde delas não foi divulgado. O temporal pegou o grupo de surpresa durante o acampamento em uma praia local.
A empresa responsável pelo passeio informou que a equipe enfrentou fortes chuvas e ventos no momento do acidente. Apesar dos primeiros socorros prestados de imediato e do rápido transporte de Nayra para o hospital de Novo Airão, ela não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Após o incidente, o acampamento foi interrompido, e os demais participantes retornaram às suas casas ainda na madrugada de domingo (13). O corpo da vítima foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML), onde será realizada a investigação sobre a causa da morte.
Riscos de descargas elétricas na região norte
A região Norte, especialmente os estados do Amazonas e Pará, está entre as áreas com maior incidência de raios no Brasil. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou uma média anual de 118 milhões de raios entre 2018 e 2022, sendo o Amazonas um dos estados com o maior número de ocorrências.
Saiba como se proteger de raios:
- Se estiver em uma área aberta, como praia, estacionamento, campo de futebol ou piscina, saia imediatamente
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro
- Se estiver em casa, fique longe de janelas, tomadas e materiais metálicos
- Desligue aparelhos eletrônicos das tomadas e desconecte a antena externa do televisor
- Não use o telefone, a não ser em uma emergência
- Evite trabalhar em cercas, alambrados, linha telefônica ou elétrica e estruturas metálicas
- Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos
- Não opere tratores ou máquinas
- Se sentir carga elétrica em seu corpo, jogue-se ao chão
- Se não houver abrigo seguro por perto, agache-se até a tempestade passar, mantendo os pés juntos e não ficando deitado
Nayra Hélida Mendes de Mendonça,- Imagem: Divulgação