Amazonas
TRE-AM poderá prorrogar o prazo para cadastro biométrico
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) está analisando a possibilidade de prorrogar o prazo para o cadastro biométrico, de acordo o desembargador Mauro Bessa e o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-AM, Messias Andrade. Os problemas detectados no site do TRE, seriam por conta da alta demanda de eleitores que teriam deixado para ultima hora os agendamento.
Em todo estado do Amazonas 7 municípios já realizaram o cadastro biométrico: Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. No interior do Estado, os eleitores são dispensados de fazer o agendamento por meio da internet.
Segundo Messias Alexandre, o prazo ainda não foi prorrogado, mas existe uma consciência da presidente do tribunal, da desembargadora Socorro Guedes, e do desembargador Mauro Bessa, sobre a necessidade de estender o prazo, algo que está previsto na resolução, que poderá ser até o dia 28 de março.
Todo cidadão de 18 a 70 anos que tem título de eleitor registrado, na capital, é obrigado a fazer a biometria. As consequências naturais do cancelamento do título de eleitor são a perda de Cadastro de Pessoa Física (CPF), impossibilidade de tirar o passaporte, não poder se matricular em faculdade pública, não poder fazer concurso público e não poder participar de licitação pública.









