Tudo Sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018 - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 23 de janeiro de 2025

Agenda Cultural

Tudo Sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018

Publicado

no

Tudo Sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018

O Município de Barcelos (401,7 km de distância de Manaus) realizará uma grande festa cultural nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro de 2018.  O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB que está na sua 24ª edição.  Criado em 01 de julho de 1994 e instituído pela Prefeitura Municipal de Barcelos através do Decreto 005/94, de autoria do Prefeito Valdeci Raposo e Silva, tornou-se o maior evento do povo barcelense. Com o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente o peixe ornamental, por sua potencialidade como fonte de renda para as famílias barcelenses.
O duelo envolve música, arte cabocla e indígena, atraindo centenas de visitantes,  apresenta uma programação diversificada com muita cultura, comidas típicas, belezas naturais e muito bailado do Peixe Ornamental.

Os dois grupos são estrelas da Festa do Peixe Ornamental de Barcelos que já encanta o amazonas e se tornara  um evento de grande expressão cultural. Hoje o município de Barcelos é conhecido mundialmente como a “A Cidade do Peixe Ornamental”, “A Terra dos Tucunarés Gigantes” “Barça Beach” ou carinhosamente chamada de “Cidade Menina” apelidada por Jorginho do Peixe.

Aproximadamente 2 mil turistas estão sendo esperados na cidade de Barcelos/AM, no médio rio Negro. O festival, que já foi o segundo maior evento do calendário turístico do Amazonas, e desde 2017, voltou revigorado por contar com apoio integral da prefeitura do município na pessoa do prefeito Edson Mendes, que vê no turismo um importante gerador de emprego e renda para a população local.

Durante os quatro dias do festival, os organizadores prepararam uma vasta programação incluindo atrações Nacionais e Regionais: Léo Magalhães, Chrigor, Regis Daneses, Água Cristalina e Uendel Pinheiro. Também contaremos com exposições, feiras de artesanato e de cultura regional. Além dos festejos os visitantes poderão desfrutar nos inúmeros atrativos que Barcelos oferece destacando-se a beleza das belas Praias, Fauna e Flora do arquipélago Mariuá, pesca esportiva e a deliciosa culinária local, entre outros.

AS ATRAÇÕES:

LÉO MAGALHÃES: Léo Magalhães ao vivo na Cidade Menina, promove o encontro do cantor e seus fãs barcelenses e visitantes. Será  um show inesquecível com sua banda, Léo Magalhães relembra grandes sucessos que o fez conhecido nacionalmente e apresenta suas novas canções que fizeram o público se apaixonar ainda mais.

CHIGOR: Chrigor Lisboa mais conhecido como simplesmente Chrigor, ele é um cantor de samba da vertente pagode, ele é ex-integrante do Exaltasamba e atualmente segue carreira solo desde 2017. Artista de muito talento que não perdeu sua essência e vai nos brindar o povo barcelense e visitantes com seus novos sucessos e outras inesquecíveis.

REGIS DANESE: Considerado um dos maiores cantores da música gospel brasileira, já vendeu mais de 2 milhões de cópias em um único álbum, intitulado “Compromisso”.  Este álbum levou o cantor à indicação ao Grammy Latino 2009 na categoria “Melhor Álbum Cristão em português” e fez com que Regis se tornasse o único artista da música gospel a ficar em primeiro lugar em rádios e TV’s seculares de todo o Brasil. E vem louvar a Deus juntamente com as famílias barcelenses durante do XXIV FESPOB.

ÁGUA CRISTALINA:  Sucesso desde os meados de 1996, o grupo Água Cristalina foi formado em Parintins, no interior do Estado, com apresentação da proposta de musicalidade regional amazônica. Com repertório 100% autoral, o grupo está com uma NOVA FORMAÇÃO, mas ainda mantém a essência de novos sucessos e sucessos inesquecíveis.

UENDEL PINHEIRO: O cantor e compositor, Uendel Pinheiro, há 10 anos atuando no cenário de Manaus e região norte.  No dia 26 de janeiro, na piscina do Tropical Hotel, tem um super show de lançamento do DVD de Uendel Pinheiro e no domingo estará em BARCELOS para o XXIV Festival do Peixe Ornamental de Barcelos.

AS ESTRELAS DAS NOITES:

Tudo Sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018

Tudo Sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018

 

PEIXE CARDINAL:

Nas cores azul e vermelho foi o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações, com sua cores de neon, o peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.

O TEMA: “ETHOS CABOCLO”.  Este é o tema que a Associação Folclórica e Cultural Cardinal defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018.

Josias Benfica, responsável pela concepção e elaboração do tema, explica em resumo a Temática do Cardinal 2018. ETHOS CABOCLO vai ter como aporte teórico a obra ETHOS E FIGURAÇÕES NA HINTERLÂNDIA AMAZÔNICA do doutor Gláucio Campos Matos.

Baseado na teoria sociológica das configurações o tema versa sobre a conduta e sentimento do amazônida denominado caboclo como resultado do processo civilizador que vem de séculos.

Josias diz que o Cardinal vai buscar entender a formação social desse homem resultado do contrato interétnico de várias matrizes sendo as duas principais brancos e índios, impulsionado principalmente pelas politicas de povoamento da Amazônia.

Mergulhando no Ethos veremos as praticas socioculturais desse caboclo como a caça, pesca, extrativismo vegeta,l etc. E finalizando, mostrando a interdependência funcional que há entre as redes ampliadas que resulta no efeito de predação ou leva a autosustentabilidade do ambiente. Esta impõe seu ritmo ao homem mas ao mesmo tempo depende dele para sobreviver. Por outro lado o homem que depende da natureza precisa praticar a sustentabilidade pois o seu futuro também depende da sobrevivência dela.

Peixe Cardinal Barcelos

Peixe Cardinal Barcelos

O ACARA–DISCO:

Nas cores preto e amarelo é um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional. É comum encontra-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. É um dos peixes ornamental de maior valor comercial. A captura do acara-disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

O TEMA: “ENCONTRO DE XAMÃS”. Este é o tema que a Associação Cultural e Folclórica Acará-Disco defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2018.

Hamilton de Nazaré da Silva Ugarte, responsável pela concepção e elaboração do tema, explicou, no texto repassado ao Portal Barcelos na NET, que o tema é a retomada de um grito de alerta pela Amazônia, que continua, segundo ele,  agonizando aos olhos do mundo. “a temática para o ano de 2018 “Encontros de Xamãs”, de forma abrangente e objetiva falaremos de sustentabilidade apresentaremos a preocupação dos nativos desta Amazônia com a depredação ambiental, nossa apresentação se baseará em uma carta de intenções de um encontro de Xamas de varias tribos da Amazônia realizada numa das aldeias no Katrimã, na qual foram abordados vários temas, garimpagem nos rios, desmatamento, aplicação de agrotóxicos nas plantações, assoreamento dos rios, caça predatória, escarceamento de peixes, um ataque brutal sobre a nossa fauna e a biopirataria de varias espécies de animais e plantas, “aquecimento global” e principalmente do uso sustentável dos recursos que a natureza nos oferece”, afirmou.

ACARA–DISCO

O AQUÁRIO

https://www.youtube.com/watch?v=aQQa5g7aEG0

O local onde acontecem as apresentações dos peixes  é denominado Piabódromo, onde ocorre a disputa acirrada das duas agremiações folclóricas, uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Nas arquibancadas fica os torcedores chamados de “cardume” que são um show a parte.

O espaço é um dos maiores centros culturais e desportivos do Médio e Alto Rio Negro. Além das grandes noites do festival, o Piabódromo ao longo do ano inteiro é palco de grandes manifestações sócio-culturais e esportivas.

A CIDADE DE BARCELOS

Cidade de Barcelos

Cidade de Barcelos

A cidade de Barcelos possui 25.718 de habitantes, é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes, é a maior exportadora nacional de peixes ornamentais. Teve origem em uma aldeia dos índios, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas.

O município possui o maior arquipélago fluvial do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.

Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

VENHA CONHECER BARCELOS E  PRESTIGIAR  ESSA GRANDIOSA FESTA!

Festival do Peixe Ornamental de Barcelos - 2018

Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – 2018

Fonte : Barcelos na Net

 

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações