Uma das pessoas que mais ganhou a atenção nacional nos últimos anos foi o pernambucano Túlio Gadêlha. Natural de Recife, Túlio tornou-se nacionalmente conhecido após engatar relacionamento no final de 2017 com Fátima Bernardes, a jornalista e apresentadora mais bem paga da Rede Globo.
Túlio é formado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UniCAP), filiado ao PDT e foi candidato a deputado federal em 2014, ano em que obteve apenas 3.495 votos e não se elegeu.
Mesmo após a baixa votação, Túlio não desistiu e continuou fazendo oposição à presidência. Em novembro de 2017, quando começou o relacionamento com a Fátima, a vida dele começou a mudar e em dezembro de 2017 assumiu a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), em Recife. O Iterpe é ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, na gestão Paulo Câmara (PSB), atual governador do Estado.
Túlio Gadêlha assume como diretor presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco / Foto: Gustavo Gloria/Folha de Pernambuco
Nas eleições de 2018, Túlio saiu novamente candidato à deputado federal pelo PDT, mas dessa vez obteve 75.642 votos sendo eleito.
Gadêlha é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, mas não tem registro como advogado na OAB – ou seja, seu nome não consta na lista de profissionais registrados na Ordem. Gadêlha é um dos fundadores do movimento “Nós Acreditamos” e, até o ano passado, também dava aulas em um curso pré-vestibular ligado à Universidade Federal de Pernambuco.
Túlio Gadelha e Fátima Bernardes